cris-samorini2

01/11/2023

Presidente da Findes toma posse na nova diretoria da CNI

Cris Samorini assumiu como primeira diretora financeira da nova gestão, que tem o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, como presidente.

A nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) tomou posse na noite do dia 31 de outubro (terça-feira), no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). O empresário Ricardo Alban, 64 anos, ficará à frente da instituição nacional até 2027. O baiano é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e substitui o atual presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O novo corpo diretivo da Confederação será composto por cinco vice-presidentes executivos e três diretores financeiros, sendo a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, a 1ª diretora financeira, a primeira mulher a fazer parte de uma diretoria executiva da CNI.

Uma comitiva da Findes formada por empresários e autoridades do Espírito Santo compareceram à cerimônia em Brasília.

A presidente da Federação capixaba, enfatiza que, para ela, é uma honra fazer parte da nova gestão da CNI na diretoria executiva, que possui grande relevância nas federações.

—Sinto que em pouco tempo participando das agendas da Confederação, consegui ganhar a confiança junto aos industriais, e vai ser muito importante participar das agendas, estar próxima ao presidente nas análises estratégicas e decisórias, trabalhar com algo que é transformador para o Brasil, que é o setor industrial. Quero estar na CNI para criar oportunidades de desenvolver o Espírito Santo e o Brasil —avalia Cris Samorini.

Os cinco vice-presidentes-executivos representam as indústrias de cada uma das regiões do país. São eles: Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra); Antonio Carlos Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fiem); e Gilberto Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Já os três diretores financeiros são: Cris Samorini (Findes – 1ª diretora financeira), Eduardo Prado de Oliveira (Fies – 2º diretor financeiro) e Francisco de Assis Benevides Gadelha (Fiepb – 3º diretor financeiro). Também representando o Espírito Santo, faz parte da nova gestão, como vice-presidente da CNI, o presidente emérito da Findes, Léo de Castro.