eolicas-casa-dos-ventos2

01/11/2023

Casa dos Ventos conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

A Iniciativa reforça as boas práticas adotadas pela empresa com o objetivo de reduzir os níveis de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de suas atividades.

A Casa dos Ventos, líder em energias renováveis e protagonista da transição energética brasileira, recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol do ciclo de 2023 para o seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) do ano de 2022. Trata-se do reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam um inventário completo e verificado por terceira parte acreditada. —O Selo Ouro reforça todas as boas práticas que a empresa adota há anos, assegurando com precisão cada fonte geradora e o baixo nível de emissões que registramos em nossas atividades— afirma José Borges de Carvalho, gerente de ESG da Casa dos Ventos.

A empresa foi além no inventário e desenvolveu, com uma parceira do ramo de tecnologia, uma plataforma que automatiza a inserção dos dados no sistema, facilitando a composição do inventário. A inovação está no DNA da Casa dos Ventos, que dispõe de uma série de inovações próprias para otimizar os processos. —Esse sistema garante maior transparência, segurança, acuracidade e velocidade no acesso às informações e melhoria na gestão sobre nossas emissões —disse o executivo.

A elaboração do inventário permite à Casa Dos Ventos estruturar estratégias para reduzir as emissões, buscando eficiência nos processos da empresa, eliminando ou substituindo atividades que geram emissões e compensando ações que visem neutralizar as que não podem ser reduzidas. “Com a plataforma que entrega os dados de geração de emissão de forma automatizada, conseguimos agir mais rapidamente de forma a diminuir as emissões por cada fonte geradora”, afirma Carvalho.

A conquista do Selo faz parte de uma série de ações socioambientais realizadas pela Casa dos Ventos. A empresa possui uma série de programas para a preservação ambiental da Caatinga e Mata Atlântica, contemplando a fauna, a flora e a conservação dos biomas dos territórios onde a companhia atua. Também desenvolve e ações sociais com foco na capacitação profissional, valorização de culturas e desenvolvimento regional.

Criado por intermédio da parceria entre o World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), o Programa GHG Protocol é uma plataforma que propõe diretrizes para contabilização de emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para o gerenciamento das emissões.

O GHG Protocol compreende três níveis de protocolos: Bronze, Prata e Ouro. As classificações diferenciam-se entre si de acordo com o nível de profundidade das informações apresentadas nos inventários realizados pelas empresas. No Selo Ouro, além de o volume e o detalhamento das informações ser mais amplo, há uma verificação por terceira parte acreditada dos dados, o que lhe confere maior precisão. O Prata é concedido para inventários completos, mas sem a verificação e o Bronze envolve a publicação de um inventário de GEE parcial.

Perfil — A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa esteve envolvida na estruturação de um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. Para avançar em sua posição de relevância no setor, a Casa dos Ventos conta com uma linha de negócio dedicada ao desenvolvimento de projetos e ela possui o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade.

A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores. Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio verde e derivados.

A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.