usina-gdsun

31/10/2023

GDSUN fortalece presença no Nordeste com inauguração de nova usina

Em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Usina operada pela companhia vai atender a Magalu, contribuindo para viabilizar o processo de transição energética da varejista.

A GDSUN, uma das principais empresas que atua no desenvolvimento e geração de energia solar no país, anunciou a energização de uma nova usina em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Com 3 MWp de capacidade instalada, a usina vai atender acordo de autoprodução firmado com a Magalu, gigante do varejo brasileiro.

Essa é a sexta usina operada pela GDSUN em uma parceria de energia para a Magalu. Com a conclusão da energização, a GDSUN passa agora a contribuir com a geração de 15.330 MWh/ano para a varejista.

—A geração de energia solar tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, e sabemos que ainda há muito espaço a ser conquistado no mercado de energia limpa. Nosso objetivo é impulsionar a transição da matriz energética de grandes empresas, de modo a incentivar, cada vez mais, projetos sustentáveis com a qualidade e segurança necessárias— afirma Arthur Sousa, CEO da GDSUN.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 32 gigawatts (GW) de potência instalada em julho de 2023, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O resultado equivale a 14,7% da capacidade instalada da matriz elétrica do País.

Esse crescimento do setor de energia solar reflete movimentos de grandes empresas em busca da transição energética. Desde sua fundação, a GDSUN aposta em um modelo de negócio que contribui para viabilizar esse processo no país, apoiando diversos setores da economia a avançar na descarbonização de suas operações, como a Magalu, que fechou contrato com a GDSUN em 2021.

—Hoje, no Magalu, investimos bastante em energia renovável. Contamos com 17 usinas de energia solar, distribuídas por 11 estados, que abastecem 626 lojas —afirma Ana Luiza Herzog, gerente de ESG do Magalu. —Estamos atentos ao nosso impacto ambiental e nossa meta é continuar impulsionando a instalação deste tipo de usinas no país —adiciona.

GDSUN —A GDSUN é a empresa com maior presença nacional em geração distribuída do Brasil, na modalidade autoconsumo remoto, com 139 MWp de potência instalada, 57 usinas e presença em todas as regiões do Brasil. A empresa atua em todo o processo de desenvolvimento de projetos e geração de energia de plantas solares no segmento de Geração Distribuída, atendendo consumidores empresariais que buscam modelos mais sustentáveis e econômicos de energia.