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31/10/2023

Exportação de massas alimentícias alcança US$ 11,8 milhões , diz Abimapi

E, pães de forma, US$ 3,6 milhões no primeiro semestre de 2023. Categoria de massas alimentícias teve crescimento de 26% em valor e 16% em volume, com cerca de 6,5 mil toneladas. Performance de pães de forma teve aumento de 22,5% em valor e 2,2% em volume, chegando a duas mil toneladas.

Massas alimentícias e pães industrializados estão entre os dez alimentos mais consumidos no Brasil. Quando falamos de exportação dessas categorias, também temos dados extremamente relevantes vindos da indústria. Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados(Abimapi)), no primeiro semestre de 2023, as vendas de massas atingiram US$ 11,8 milhões e cerca de 6,5 mil toneladas. Já os pães de forma, atingiram US$ 3,6 milhões em vendas e cerca de duas mil toneladas.

—Podemos atribuir esse crescimento da exportação de massas alimentícias e pães de forma pelo Brasil a diversos fatores. Entre eles temos, por exemplo, a qualidade dos nossos produtos que atendem a padrões internacionalmente reconhecidos, nossos preços competitivos em comparação a concorrentes internacionais também podem aumentar a demanda, além da capacidade de fornecer esses insumos durante todo o ano, independentemente das safras sazonais —explica Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da Abimapi.

As vendas de massa, especificamente, representaram um crescimento de 26% em valor e 16% em volume frente ao mesmo período em 2022. Os Estados Unidos seguem sendo um dos maiores compradores das nossas massas. Inclusive, tivemos um aumento de 38% em valor em 2023 equiparado ao mesmo período —primeiro semestre— de 2022. O Uruguai também é um dos grandes parceiros do Brasil na exportação do setor. De 2022 para 2023, o aumento em valor foi de aproximadamente 37%.

Já os pães industrializados são consumidos quatro vezes por semana no Brasil por mais de 31% da população. Alimento nutritivo, versátil e saboroso, está nos mais diversos lares brasileiros. As exportações brasileiras de pães de forma tiveram crescimento exponencial nos anos da pandemia e mantiveram a curva de ascensão no mercado internacional.

No primeiro semestre de 2023, os pães de forma brasileiros atingiram especialmente países da América do Sul, com destaque para Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia, que representaram 90% das exportações. As vendas representaram um crescimento de 22,5% em valor e 2,2% em volume frente ao mesmo período em 2022. —Não podemos deixar de pontuar que o sucesso das exportações de massas alimentícias e pães industrializados depende de uma combinação de fatores e das condições específicas do mercado de destino—define Rodrigo.

Um tipo específico de pão industrializado que também podemos dar destaque neste ano é a torrada brasileira que teve bons resultados nas exportações atingindo, de janeiro a junho de 2023, US$ 2,3 milhões e cerca de mil toneladas. As vendas também são relevantes em países da América do Sul, a exemplo de Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, mas concentram cerca de 35% só para os Estados Unidos, o principal destino da categoria de torrada.

—O aumento de 13% nas vendas das torradas brasileiras no mercado internacional no primeiro semestre de 2023 frente ao mesmo período do ano passado é um sinalizador de boas perspectivas para os resultados do ano. A indústria está sempre em busca de melhorias na qualidade dos produtos, diversificação de portfólio para atender as mais variadas necessidades do consumidor, pesquisas de mercado, inovações e adaptação às demandas do mercado internacional para que a categoria continue se desenvolvendo —completa.

Abimapi — Uma das maiores associações alimentícias do Brasil, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados  (Abimapi) possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, massas, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.