sustentabilidade-parkside

28/10/2023

Sustentabilidade na construção civil catarinense é reconhecida em premiação nacional

Parkside é indicada como finalista do prêmio GRI Awards 2023.

Rentabilidade e sustentabilidade podem andar juntos. A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance), contemplando estratégias que não só visam lucro mas também compactuam com as novas demandas da sociedade, garantindo um futuro melhor para o planeta.

E foi nisso que pensou a incorporadora Parkside, que adota uma série de medidas voltadas à sustentabilidade para atender clientes cada vez mais engajados, sendo reconhecida nessa área como uma das finalistas do prêmio GRI Awards 2023 nas categorias Projeto ESG e Proptech do Ano. A premiação do GRI Club busca dar visibilidade aos destaques do mercado imobiliário brasileiro. O evento onde será conhecido o grande vencedor ocorre em 22 de novembro, em São Paulo.

Segundo Alexandre Muller, CEO da Parkside, a indicação é resultado do esforço da empresa em promover técnicas que resultem em construções mais sustentáveis, entre elas as obras de Light Wood Frame.

—Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho da equipe e vamos continuar inovando em toda cadeia de valor, principalmente com foco na sustentabilidade, visando unir projetos únicos com práticas sustentáveis para o planeta. Vemos a sustentabilidade como uma parte integral e não secundária do nosso negócio, por isso estamos orgulhosos em ser uma das empresas liderando esse caminho no Brasil, e principalmente em Florianópolis.

Inovação e sustentabilidade — Tecnologias revolucionaram a atuação na construção. Reduzir a emissão de gases CO2 com empreendimentos mais sustentáveis e contribuir com a qualidade do ar, além de otimizar a eficiência energética e gerar benefícios para a comunidade como um todo são propostas de construções diferenciadas nos critérios ESG- entre elas a de Light Wood Frame.

A Parkside está em fase de desenvolvimento da obra de Light Wood Frame mais alta da América Latina, com empreendimento no bairro Carvoeira, na capital de Santa Catarina.

De acordo com Muller, entre 40% e 60% dos resíduos em centros urbanos são gerados pela construção civil, sendo o setor o que mais gera resíduos nos municípios. A partir da construção a base de madeira em Light Wood Frame, o impacto é reduzido, tendo em vista que uma obra comum emite 53% mais CO2.

O prêmio — A assertividade nos lançamentos vem proporcionando bons ventos ao setor imobiliário. Com 68,9 mil unidades, o número de imóveis vendidos no primeiro semestre deste ano no país apresentou expansão de 9,8% frente ao mesmo intervalo de 2022, segundo informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O setor movimentou R$ 19,3 bilhões no período, uma elevação de 12,2%. Milhares de empreendimentos imobiliários são lançados anualmente no Brasil, com diferentes projetos de engenharia, arquitetura e design. O setor de real estate se consolida como um dos mercados mais robustos do país, com diferenciais a serem consagrados.

Pensando nisso, o GRI Club premia as empresas que apresentam maior destaque em cada segmento do real estate, assim como desenvolvem ações relacionadas ao maior impacto social e em busca de alinhamento com a pauta ESG. A primeira edição do prêmio GRI Awards foi realizada no ano de 2021.

Os projetos são divididos em ação social, residencial, corporativo, hoteleiro, industrial & logístico, shopping center, retrofit e ESG. Todas as companhias brasileiras podem participar da premiação.

A primeira etapa da premiação contempla uma análise de mais de 400 projetos e a seleção prévia dos dez finalistas em cada categoria, feita pelo GRI Club. Depois dessa escolha, a votação será aberta, sendo que os grandes vencedores serão conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo.