sede-hyundai

27/10/2023

Hyundai é premiada com o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

Pelo quinto ano seguido. Fábrica em Piracicaba (SP) é certificada com o grau máximo de transparência nos volumes de emissões reportados. Implementada em 2008 no Brasil, metodologia internacional é a mais usada mundialmente por empresas e governos para a realização de inventários de gases de efeito estufa. Montadora anunciou mundialmente, em 2021, compromisso de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.

A Hyundai Motor Brasil foi certificada ontem, pelo quinto ano consecutivo, com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e que foi implementada no Brasil a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A certificação é referente aos inventários de emissões do ano base de 2022. A edição teve recorde de participações, com 434 empresas participantes e 1256 classificadas com o Selo Ouro, sendo apenas seis montadoras de automóveis.

—A Hyundai tem trabalhado constantemente na adoção de métricas dos seus respectivos impactos no meio ambiente e, uma vez mensurados, em programas para reduzir estes danos. Hoje podemos ver a evolução que nossa fábrica tem alcançado no controle de emissões. Muito nos orgulha receber pela 5ª vez seguida o Selo Ouro no GHG Protocol e poder, assim, compartilhar com a sociedade a seriedade com a qual tratamos a questão do impacto ambiental na Hyundai aqui no Brasil e no mundo —afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil

Desde 2021, a Hyundai Motor Brasil adotou o indicador de tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes) por veículo produzido. Neste método, é possível avaliar se as estratégias e projetos desenvolvidos pela empresa estão de fato resultando na redução das emissões de gases de efeito estufa. Enquanto em 2019 esse volume foi de 0,100 tCO2e/veículo produzido, em 2021 a montadora registrou a marca de 0,089 tCO2e/veículo produzido, e em 2022 conseguiu uma redução ainda maior, de 0,064 tCO2e/veículo produzido, uma queda total de 36% em 3 anos.

Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.