caminhao-eletrico-dhl

27/10/2023

DHL Express tem meta de aumentar em 35% sua frota de veículos elétricos até 2026

Adoção dos transportes faz parte do plano estratégico da empresa de zero emissão até 2050.

O Brasil vive um momento de aumento na frota de veículos eletrificados, seja em transportes comerciais ou particulares, a discussão sobre logística verde passou a ser tema de debates em diversas frentes. A DHL Express, maior empresa de logística do mundo, está adotando uma frota de veículos elétricos para o serviço no Brasil, incluindo carros e comerciais leves e caminhões.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil, as vendas de veículos elétricos no Brasil serão impulsionadas a partir de 2027 e, até 2040, a frota elétrica vai superar a casa dos 35 milhões de veículos. A disponibilidade de modelos, especialmente os comerciais, e de infraestrutura de carregamento dos veículos são alguns dos aspectos que podem impactar na velocidade da eletrificação dos carros.

Atualmente com 42 veículos elétricos disponíveis para suas operações, a empresa tem planos de adquirir mais 80 veículos com propulsão livre de emissões poluentes nos próximos três anos. Assim, a divisão da empresa passará a contar com 35% de veículos elétricos em sua frota em 2026, segundo Amaury Vitor, diretor de operações ground da DHL Express Brasil.

—A adoção de veículos elétricos faz parte do plano estratégico da DHL Express Brasil para atender a meta do grupo Deutsche Post de zero emissão até 2050 —afirma Vitor. —Estamos atendendo à demanda do mercado e nos adequando às exigências de grandes clientes que confiam à DHL Express sua operação logística—diz.

DHL: pioneira em logística verde —A DHL é umas primeiras empresas de logística verde. Em 2008, tornou-se pioneira ao se comprometer com uma meta mensurável de carbono para melhorar a eficiência de seus serviços em 30% (em relação a 2007) até 2021. Esse objetivo foi alcançado quatro anos antes do previsto, em 2016.

—Com o esperado desenvolvimento e evolução das baterias ao longo dos próximos anos, com aplicação de novos materiais alternativos [às atuais baterias de] íons de lítio, tornando as mesmas mais seguras contra incêndios e vazamentos e com menor tempo de recarga, chegaremos à meta de zero emissões— explica Vitor.

DHL — Excellence. Simply delivered — A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 94 bilhões em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística de zero emissões líquidas até 2050.