petrobras-premia

26/10/2023

Petrobras premia CERTI pelo trabalho nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação

A Fundação foi reconhecida pela atuação em projetos entregues no ano de 2022.

Em cerimônia realizada no dia 25 de outubro (quarta-feira), no Rio de Janeiro, dentro da programação do OTC Brasil Conferece, a Petrobras entregou à Fundação CERTI o Prêmio Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A empresa de petróleo reconheceu os fornecedores com participação relevante pela entrega de bens e serviços e parceiros que estimulam a busca pela excelência. A CERTI foi reconhecida pela atuação em projetos entregues entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O Prêmio Melhores Fornecedores está em sua 6.ª edição.

Foram selecionadas as empresas prestadoras de serviços com contratos superiores a R$ 1 milhão, que cumpram todas as normas estipuladas pela petroleira, como o atendimento de prazos, adequação de custos, qualidade e a maturidade tecnológica das entregas. A CERTI atende a gigante Petrobras nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, desde 2008 e, atualmente, são mais de 70 colaboradores envolvidos em projetos da área.

Para o superintendente de Negócios, Laércio Aniceto Silva, esse é o resultado de uma parceria que envolve compromisso, confiança e resultados, com uma das maiores empresas do mundo. —Colaboramos, pesquisamos e desenvolvemos produtos, que dia após dia transformam o cenário da indústria de óleo e gás. Os investimentos nos projetos com a CERTI aumentam a cada ano, hoje a Petrobrás é um dos principais parceiros de inovação— comemora.

O arquiteto de soluções da CERTI, André Luiz Meira, explica que o leque de soluções oferecidas à petroleira foi expandido com o passar do tempo. —Ao longo destes anos, estabelecemos redes de pesquisa, parcerias, evoluímos conceitos dentro da transformação digital, desde manufatura aditiva até interoperabilidade, atuando com diversas áreas— finaliza.

No primeiro projeto junto à Petrobras, a CERTI viabilizou infraestrutura e conhecimento, para avaliações de vazões multifásicas a partir da tomografia computadorizada na época a CERTI contou com a colaboração da UFSC. Atualmente, entre os projetos, a Fundação é parceira da petroleira em Solução Open BIM que proporciona interoperabilidade entre sistemas. A CERTI é uma das experts na metodologia que reduz custos, propicia maior segurança de dados, automatiza tarefas, aumenta produtividade e comunicação mais ágil. Trata-se de uma solução que proporciona a interoperabilidade entre diferentes sistemas para otimizar os processos e intensificar a colaboração das partes envolvidas em um mesmo projeto.

Outro projeto de destaque que a CERTI oferece a Petrobras é o uso de digital twins, ou gêmeos digitais em português, que é uma versão digital do produto que ajuda a avaliar e testar a performance em diferentes cenários, assim possibilitando fazer ajustes no produto antes mesmo dele ir para o mercado. Com o uso de digital twins é possível prever falhas e fazer ajustes necessários para o aumento da produtividade. Combinada com outras tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), os gestores têm nas mãos informações completas sobre os produtos, possibilitando melhores tomadas de decisões, que consequentemente, irão refletir em resultados positivos para a empresa.