grupo-dia-atinge

26/10/2023

Grupo Dia atinge € 4.642 milhões em vendas líquidas entre janeiro e setembro

Aumento de 4,5% nas vendas comparáveis.

—Encerramos o terceiro trimestre do ano com um sólido desempenho na Espanha e na Argentina, como demonstrado pelas vendas comparáveis positivas, e um acumulado do ano que confirma a força da nossa estratégia de proximidade em meio a um ambiente desafiador —diz Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia. —Gostaria de agradecer às nossas equipes e a rede de franqueados pelo esforço e empenho—.

Las Rozas de Madrid —Entre janeiro e setembro, o Grupo Dia alcançou vendas líquidas de € 4.642 milhões, 3% a mais do que no mesmo período de 2022, com um aumento de 4,5% nas vendas comparáveis. O volume de negócios obtido nos primeiros nove meses do ano, que exclui as vendas registadas nas lojas transferidas para Alcampo, na Espanha, a venda das lojas em Portugal e as lojas Clarel, mostra a força da estratégia da empresa.

—O nosso negócio na Espanha segue progredindo em um bom ritmo, consolidando os frutos da nova proposta de valor e crescendo positivamente em vendas brutas, líquidas e comparáveis— afirma Martín Tolcachir, CEO Global de Grupo Dia.

Na Espanha, as vendas brutas atingiram € 1.280,2 milhões no terceiro trimestre, 8,3% a mais do que no ano anterior. As vendas comparáveis aumentaram 9,7% entre junho e setembro e o acumulado dos primeiros nove meses do ano apresenta um crescimento de 12%. Este bom desempenho se reflete em um crescimento de mercado há mais de 12 meses e destaca a solidez da transformação realizada.

Na Argentina, as vendas líquidas aumentaram 3% durante o terceiro trimestre, no entanto, o efeito negativo da taxa de câmbio (-23%) abrandou o avanço no trimestre, que fecha com € 377 milhões (-20%). As vendas comparáveis aumentaram 1% e, apesar do contexto macroeconômico negativo do mercado argentino, o Dia segue ganhando espaço e consolidando a sua posição como segundo maior operador no mercado doméstico e líder na cidade de Buenos Aires.

No Brasil, as vendas líquidas registaram uma contração de 22,4% no terceiro trimestre. O contexto de mercado com queda de vendas no setor e a mudança do mix de produtos que tem sido implementada desde o início do ano (com foco na redução de relevância de categorias com margens mais baixas e afastadas do nosso conceito de proximidade), tem afetado o desempenho comercial. Em Portugal, as vendas comparáveis avançaram 1,1% entre julho e setembro e as vendas líquidas atingiram € 163,4 milhões (+2,5% vs. 3T22), compensando novamente a redução de 2% na rede de lojas.

—Gostaria de agradecer o esforço e empenho diário de nossas equipes e da nossa rede de franqueados. Juntos, estamos concretizando a nossa ambição de ser a loja de proximidade e online preferida dos nossos clientes. Estamos cada vez mais próximos deles e isso nos permite seguir avançando —destaca Tolcachir.

Mais perto dos seus clientes todos os dias —No terceiro trimestre do ano, a empresa avançou na implementação da sua proposta de valor com 58 renovações de lojas e 28 aberturas. No final de setembro, o Grupo Dia contava com 2.808 lojas operando sob o novo modelo, o que representa 71% da rede (excluindo as lojas Clarel e Dia Portugal). Por país, a Espanha tem 1.971 lojas operando sob o novo modelo (85% do total); a Argentina tem 822 (79% do total) e o Brasil tem 15 (3% do total), todas elas mostrando um desempenho positivo e sustentável no atual ambiente desafiador.

Do ponto de vista comercial, mais de 2.200 produtos da marca própria Dia já foram renovados na Espanha, o que significa mais de 90% do sortimento, e os 110 produtos Nova Qualidade Dia lançados ou renovados no terceiro trimestre elevam o total do ano para 275 novos SKUs. Graças à Nova Qualidade e à sua percepção como produtos modernos e de alta qualidade a preços acessíveis, os produtos Dia aumentaram a sua presença no total de compras para 54%. Na Argentina, os produtos de marca própria representam atualmente 29% de compras e no Brasil, 23%.

Além disso, o número de tickets manteve uma tendência positiva, com um aumento de 6,1% entre janeiro e setembro em todo o Grupo, com uma redução de 1,3% no valor médio. Este desempenho está em linha com a mudança de hábitos dos consumidores e evidencia o sucesso do nosso compromisso com uma loja de proximidade que oferece um sortimento completo, produtos frescos e uma marca própria de qualidade a preços acessíveis.

Grupo Dia: cada dia mais perto — Somos o Grupo Dia, a rede líder de lojas de proximidade com quase 6.000 estabelecimentos em Espanha, Argentina e Brasil. Somos a loja do bairro, aquela que proporciona uma experiência de compras fácil, rápida e completa, perto de casa e com produtos de qualidade a um preço acessível, tanto através das nossas lojas físicas como através do nosso canal online.

A nossa primeira loja Dia abriu as suas portas em Madrid em 1979. Hoje, quatro décadas depois, com a proximidade como a nossa força e a diversidade como a nossa bandeira, as mais de 38.500 pessoas que compõem as nossas equipas em loja, armazém e escritório, e as 18.000 na nossa rede de franquia, são movidas pelo mesmo objetivo: estar mais próximos das pessoas todos os dias para que todos tenhamos a qualidade que merecemos ao nosso alcance.

Para alcançar este objetivo, contamos com uma sólida rede de fornecedores, fazendo 86% das nossas compras localmente. Isto permite-nos oferecer aos nossos 45 milhões de clientes em todo o mundo alimentos acessíveis a todos, com um sortido completo, um compromisso claro com produtos frescos e uma marca Dia renovada.

Juntos, construímos uma empresa que está cotada na bolsa espanhola desde 2011 e que alcançou um volume de negócios anual de 6,600 milhões em 2021. Além disso, trabalhamos todos os dias para gerar um impacto positivo onde quer que operemos, graças às oportunidades de emprego e auto-emprego: por cada emprego direto, o Grupo Dia gera 2,7 empregos totais na economia, o que resulta em mais de 151.099 empregos diretos e indiretos, e atinge uma contribuição total para o PIB de 9,274 milhões de euros.