mariana-calaca

24/10/2023

Syngenta expande ferramentas da Cropwise no Brasil

E oferece solução para diagnóstico digital de nematoides. Nema Digital auxilia agricultores a terem acesso a conhecimentos avançados para o cultivo da soja.

A Syngenta, multinacional líder global em soluções agrícolas, anunciou recentemente o Nema Digital, solução digital comercial para diagnosticar infestações de nematoides em cultivos de soja por meio da análise de fotografias tiradas via satélite. A ferramenta da Cropwise, a plataforma de agricultura digital da Syngenta, chega para aumentar a eficiência na tomada de decisão no campo, minimizando as perdas causadas pelas doenças do solo aos sojicultores brasileiros.

Os nematoides são parasitas microscópicos que vivem no solo e se alimentam de raízes de plantas e abrem caminhos para infecções fúngicas. A doença afeta a sanidade vegetal, a qualidade e o rendimento dos cultivos.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Syngenta, em parceria com a consultoria Agroconsult e a Sociedade Brasileira de Nematologia, apontou números preocupantes sobre prejuízos e perdas decorrentes da ação de nematoides e doenças iniciais em lavouras brasileiras. De acordo com o levantamento, estima-se prejuízos de R$ 65 bilhões em perdas por conta de problemas gerados pelo ataque dos nematoides em diversos cultivos. Somente na cultura da soja, hoje o prejuízo já é de R$ 27,7 bilhões, o que significa que, a cada dez safras, uma inteira é perdida para os nematoides.

Neste cenário, o Nema Digital atua como uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial e modelagem computacional para rastrear, por meio de um banco de dados históricos das últimas safras, áreas e momentos nos quais podem ocorrer infestações. Com base nesse processo, são identificados os gêneros de nematoides presentes e qual a melhor forma de controle nas áreas afetadas.

—Essa é uma novidade importante para identificar as áreas com nematoides. Com ela, possibilitamos que os sojicultores tenham melhor entendimento sobre a dinâmica desta ameaça ao cultivo. Assim, conseguimos apontar de forma precisa qual a melhor estratégia para controlar esse inimigo oculto, evitando prejuízos na lavoura da soja— destaca Mariana Calaça, coordenadora de Novos Negócios da Syngenta Digital.

Por meio da nova tecnologia, é possível realizar uma análise das últimas 4 safras e gerar mapas para definição dos pontos de coleta de solo para análise de dados. Além disso, a ferramenta possibilita acompanhar a evolução ao longo da safra e analisar se o manejo foi realizado de forma correta, preparando o território para o acompanhamento do próximo ano.

Entre outros benefícios, o Nema Digital possibilita ao produtor identificar o local do problema, direcionar as coletas de solo e de raiz para tratar cada talhão de acordo com as suas peculiaridades, direcionando o melhor manejo.

—A Syngenta busca desenvolver inovações para apoiar os agricultores, sejam eles grandes ou pequenos, a superarem os desafios no campo. O Nema Digital é uma tecnologia capaz de gerar dados confiáveis, dando agilidade no combate a essas pragas de solo —explica Mariana.

Cropwise no Brasil — A plataforma de agricultura digital da Syngenta reúne soluções para que os produtores conectem dados agronômicos e tomem decisões assertivas, apoiadas em dados precisos sobre a lavoura. Atualmente, a Cropwise, que conta com 8 soluções digitais, está presente em mais de 20 países, cobrindo 80 milhões de hectares globalmente. No Brasil, além do Nema Digital, a plataforma oferece as ferramentas Cropwise Imagery e o Cropwise Protector.

O Imagery é uma ferramenta que auxilia os agricultores no manejo, identificando qual área exige atenção imediata, otimizando o tempo e monitorando a saúde da lavoura em qualquer lugar e a qualquer momento. A tecnologia também contribui com o planejamento da safra disponibilizando algoritmos e imagens de satélite que ajudam os produtores a terem uma visão completa e histórica da fazenda, contribuindo, inclusive, para identificar ameaças invisíveis a olho nu, como os nematoides, e combatê-las antes de iniciar o plantio.

Já o Protector é uma solução com várias funcionalidades que permite decisões mais ágeis e assertivas, proporcionando uma rápida gestão da operação e um monitoramento de ponta a ponta da lavoura. O software dá suporte para que o produtor esteja no controle do manejo da lavoura, com uma tecnologia simples de usar e com fácil acesso aos dados, que embasam a tomada de decisão. Mapas, gráficos e análises são gerados a partir das informações de monitoramento e oferecem insights para ações com rapidez e precisão, reduzindo riscos de perda de produtividade na lavoura.