eduardo-mange

24/10/2023

Inovação jurídica da AASP

Sistema de Intimações da Associação de Advogados de São Paulo (AASP) com recursos de Inteligência Artificial já ultrapassou um milhão de recomendações. Em apenas dois meses, AASP faz história ao transformar a experiência e rotina de milhares de advogados pelo Brasil, recomendando cursos, doutrinas e jurisprudência.

Prestes a completar apenas dois meses de lançamento, o novo recurso de Inteligência Artificial, vinculado ao sistema de intimações da Associação de Advogados de São Paulo (AASP), tem muito a comemorar. Até o momento, já se somam 1.227.667 recomendações feitas aos advogados de todos país, divididos entre jurisprudência (454.527), seguidos das doutrinas (388.239) e das recomendações de cursos (384.901).

—Sem dúvida esse é um grande marco na história da advocacia brasileira. Estamos completando oito décadas de atuação em 2023 com o lançamento inédito do uso da Inteligência Artificial (IA), que chegou para potencializar e facilitar o exercício da profissão no país. Mais do que realizar e lançar produtos, é preciso manter-se à frente e olhar em direção ao futuro, e inovar é uma premissa da AASP —afirma Eduardo Mange, presidente da entidade.

A novidade passou a funcionar no processo de intimações em 24 de agosto, anunciada durante o 14º Encontro Anual da AASP, e foi recebida com entusiasmo pelos profissionais na área.

O sistema de intimações da instituição já era uma referência no país, por ser totalmente informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas do corpo associativo em todo o Brasil. Atualmente, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários. As informações coletadas são organizadas e atualizadas no sistema, além de serem conferidas, em último nível, por agentes que garantem mínimo de falha, reduzindo quase a zero envios de homônimos e outros erros. Só no primeiro semestre de 2023, a AASP tratou mais de 50 milhões de publicações. Agora, o recurso ficou ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de IA que passou a recomendar a jurisprudência, doutrinas e cursos AASP relativos ao processo.

—O sistema incorpora, assim, a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada, há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas. Além disso, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo —explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.

Hoje, sua capacidade de assertividade pela amostragem é de 60%, ou seja, quanto mais usado for, maior sua chance de entregar a jurisprudência e a doutrina dentro de melhores parâmetros.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário.

Associação dos Advogados(AASP) — Fundada há 80 anos, a Associação dos Advogados(AASP) está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, pesquisa por termos nos Diários Oficiais, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.