plantacao-grupo-sada

21/10/2023

Grupo SADA conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa, referente ao ano de 2022, apresenta resultados de 15 empresas do grupo. Meta é descarbonização completa das operações até 2030.

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol para o seu inventário de emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. Esse é o reconhecimento mais importante às empresas que demonstram o atendimento de critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões de GEE no país.

Segundo Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA, receber o selo ouro do GHG Protocol no primeiro inventário realizado pela companhia reforça seu compromisso com a pauta ESG. —Essa conquista aponta que estamos no caminho certo na adoção de práticas de gestão sustentáveis, transparentes e alinhadas às orientações nacionais e globais em relação à emissão e neutralização de gases causadores do efeito estufa de nossa cadeia, que envolve não só o Transporte e Logística, mas outras empresas de diversos setores da economia como siderurgia, produção de etanol, distribuição de combustíveis, reflorestamento, entre outros —diz Daniela Medioli.

Durante a realização do inventário de GGE, o Grupo SADA contou com consultoria da WayCarbon, com foco em sustentabilidade e mudança do clima, que documentou os dados e cálculos das emissões no software Climas, para a gestão integrada de informações ESG. O relatório traz a análise de 15 empresas do conglomerado. Todo o processo foi auditado pela BSI Group, entidade independente e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

—O inventário de GGE é fruto de muito trabalho do time SADA. As equipes estiveram comprometidas com o processo e agora, com o conhecimento dos dados, estamos definindo estratégias para a descarbonização completa de nossas operações, meta prevista para ser conquistada até 2030 —conclui Daniela Medioli.

Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol tem como objetivos estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, e proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacionais para contabilização das emissões e publicação dos inventários. É desenvolvido pelo Centro de Estudo em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

Grupo SADA — A SADA é o maior grupo de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina. Formado por mais de 30 empresas, o grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor, por meio da geração de emprego e renda, de formação e capacitação de pessoas, a fim de gerar um impacto positivo na sociedade.

Sua solidez está alicerçada em uma história de 47 anos e na visão de um futuro inovador que transforma e colabora com o desenvolvimento do Brasil. Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina.

O conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol, energia e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.