E relacionamento com startups no Brasil. Maior produtora brasileira de aço foi destaque no ranking Open 100 Top Corps, promovido pela plataforma 100 Open Startups.
A Gerdau, maior empresa produtora de aço do Brasil, foi um dos destaques na 8ª edição do Ranking 100 Open Top Corps. A companhia está entre as organizações que mais investem em inovação aberta e relacionamento com startups do País, ocupando a 10ª posição. A premiação, promovida pela plataforma 100 Open Startups, é considerada uma das mais importantes no cenário nacional de inovação aberta e startups, avaliando como as corporações praticam esse tema.
Em cerimônia realizada na noite do dia 18 de outubro (quarta-feira), no Rio de Janeiro (RJ), Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e líder da Gerdau Next, braço de novos negócios adjacentes ao aço da companhia, destacou o compromisso da empresa de 122 anos de história em fomentar e se aproximar do ecossistema de startups. —O empreendedorismo e a inovação aberta são pilares importantes na estratégia da Gerdau Next. Com soluções complementares ao aço, desenvolvidas em conjunto com lideranças empreendedoras, moldamos novos negócios que permitem um crescimento mais eficiente e sustentável do nosso país. A Gerdau engaja globalmente com mais de 1.600 startups por ano, em indústria 4.0 e nos segmentos de logística, energia, construtech e tecnologia— afirma Prado.
Criada em 2020, a Gerdau Next atua com a missão de diversificar globalmente o portfólio da Gerdau além do aço, por meio da criação e incorporação de novas empresas em segmentos estratégicos, concentrando-se nas verticais estratégicas de construtech, mobilidade, sustentabilidade e tecnologia. A Gerdau Next também abrange a Gerdau Next Ventures, um fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups.
O Open Top Corps é uma das categorias do ranking 100 Open Startups, uma plataforma de inovação aberta pioneira e líder na América Latina, publicada desde 2016.
Gerdau — Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).