logo-algar-telecom

20/10/2023

Algar Telecom conquista o prêmio Ranking Top 100 Open Corps

Como uma das empresas mais comprometidas com inovação aberta. Empresa de telecomunicações conquistou o segundo lugar na categoria “Telecomunicações” e o novo ugar geral. É o sexto ano que a companhia leva a premiação,

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar conquistou o segundo lugar na categoria “Telecomunicações” e novo lugar no ranking geral do Top 100 Open Corps 2023, que reconhece as empresas que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano. O anúncio, realizado pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina, marca o sexto ano de participação da empresa no prêmio. A celebração ocorreu no dia 18 de outubro (quarta-feira), no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Neste ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 27 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 66 o número de Open Corps do setor de Telecomunicações identificadas no país. No total, as corporações desse setor estabeleceram 530 relacionamentos de negócios com 401 startups no último ano.

Por meio do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom em 2017, a empresa tem apostado no modelo de inovação aberta e em parcerias para promover o desenvolvimento de soluções disruptivas. Com base nesta relação, em 2022, foi lançada a Algar Telecom Venture Builder, que atua dando acesso ao mercado para o crescimento das startups e acompanhando as empresas durante as futuras rodadas de captação, momentos em que também poderão ser avaliadas oportunidades de M&A.

Este ano, a Algar Telecom Venture Builder fechou uma parceria com CPQD, centro de pesquisa e inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para fortalecer ainda mais as duas instituições no ecossistema brasileiro de inovação aberta. No primeiro ano de operações da empresa, foram prospectadas mais de 450 startups, das quais mais de 130 foram avaliadas pelo comitê de seleção, culminando na seleção de mais de 30 para participação no evento. Já os programas de Open Innovation, por sua vez, já atraíram mais de mil startups, sendo 92 selecionadas com potencial de desenvolvimento de oportunidades. Entre essas, 19 já tiveram produtos lançados em conjunto com a companhia.