O Porto de Salvador teve a honra de receber no dia 17 de outubro (terça-feira), o ilustre navio veleiro Oosterschelde, uma presença que celebra tanto a história quanto o futuro. O veleiro partiu de Plymouth – Inglaterra em 14 de agosto e ficará atracado em Salvador até o dia 28 de outubro.
A visita do Oosterschelde ganha ainda mais significado com a conexão ao programa Darwin200. Essa iniciativa global, inspirada pelo bicentenário da viagem de Charles Darwin, tem como objetivo promover a pesquisa e a educação relacionadas ao mar e à conservação.
Com um comprimento total de 50 metros e um calado máximo de 3 m, na capital baiana, o veleiro contará com a seguinte programação: Receber visitas escolares organizadas pelo governo do Estado; realizar aulas globais, transmitidas semanalmente do barco; apresentar Sarah Darwin, tataraneta de Charles Darwin, que voará para Salvador para realização de fórum sobre conservacionismo e desenvolvimento sustentável; apresentar os trabalhos das diferentes secretarias de Estado e suas autarquias que estejam no contexto de conservação, ciência e tecnologia; criar uma rede de escala mundial, entre as nossas universidades, pesquisares, governos, setor civil organizado, setor privado; e mostrar para o mundo uma Bahia como destino turístico sustentável de excelência, a baianidade, a biodiversidade, o multiculturalismo, as multirracionalidades, etc.
O público geral poderá visitar a Expo Darwin200 nos dias 20, 21, 25, 26 e 27 de outubro, por meio de inscrição no Sympla, https://shre.ink/U7p7 | O acesso será realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador — Contermas.