Festival comemora dez anos de paixão cervejeira elegendo as melhores de 2023.
O primeiro dia de Mondial de la Bière, o maior festival de cerveja artesanal da América Latina, surpreendeu com a grande adesão do público nesta quarta-feira pré-feriado. Comemorando dez anos no Rio de Janeiro, o evento recebeu aproximadamente oito mil visitantes, que puderam experimentar os cerca de 1500 rótulos de mais de 100 cervejarias.
A noite foi marcada pela cerimônia de premiação do MBeer Contest Brazil. As eleitas mostraram a tendência de valorização de ingredientes como baunilha, café, chocolate e caramelo, substituindo as favoritas de anos anteriores, que tinham as frutas como matéria-prima essencial. Ganharam ouro: Alpendorf, com a Dubbel com cumaru e café; Hood, com a Nuts for Vanilla, uma Russian Imperial Stout; Bodebrown e sua Luppolo Mosaic, uma Hazy Strong Pale Ale com notas de frutas amarelas e amargor médio baixo; Brewteco com duas premiadas, a This Ris the Way café e This Ris The Way Baunilha; Denker com a Praia Negra, uma Wood Barrel Aged Russian Imperial Stout, feita com cachaça premiada, envelhecida em barril, com intenso aroma de café chocolate amargo; Doutor Duranz e a Nigredo Pudim de Caramelo; Matisse com Maruhy Ice, uma ICE Stout que traz o sabor dos nibs de cacau e dos maltes torrados em harmonia com seu amargor característico; Mistura Clássica com os rótulos Layla e Amnésia, uma Imperial IPA dourada e 100% lúpulo, feita com dosagens de lúpulo especiais; Noi com Noi Cioccolato RIS; Three Monkeys com a I’m Sour, Sour com pitaya e goiaba; Wals com a Wals Tripper Barred Aged.
A premiação mais importante, medalha de platina, foi conquistada pela Bodebrown com a Bodebrown St. Arnold 10 Wood Aged, uma Belgian Dark Strong Ale de cor rubi profundo, envelhecida em barris de carvalho com notas de baunilha. —Essas notas de baunilha, café, chocolate e caramelo realmente estão muito presentes este ano. São sabores inusitados que o público vem se sentindo cada vez mais à vontade para experimentar —afirma Manolo Prigol, analista comercial da marca vencedora.
Com o resultado, o público buscou provar todas as premiadas da noite, já que o selo da equipe de jurados é reconhecidamente uma chancela para a cerveja de qualidade. Uma novidade foram as menções honrosas para rótulos que alcançaram uma pontuação muito próxima dos medalhistas. Foram elas a Cacife, Criatura, Goose Island e Mad Brew.
Outro destaque deste primeiro dia foi a Praça Experiência da Cacildis, que promete ser point de todo o festival, com várias atrações e uma cenografia nostálgica em homenagem a Mussum. A estreia foi com Renato da Rocinha com participação de Mumuzinho. Ainda passam por lá nos próximos dias Thais Macedo, Feyjão e Mosquito, Bom Gosto e Baile Black Bom. Apesar dos ingressos já esgotados para o sábado, ainda é possível garantir sua entrada para esta quinta, sexta e domingo.
. Mondial de la Bière 2023 – Pier Mauá – Armazéns 3, 4 e 5, dia 12 de outubro (quinta-feira), das 14 às 00 horas | 13 (sexta-feira), das 14 às 00 horas | 14 (sábado) das 14 às 00 horas (ESGOTADO) | 15 (domingo) das 13 às 22 horas, Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro (RJ). (Boulevard Olímpico). | Ingressos: https://shre.ink/Ubc1
Menores de 18 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento exclusivamente mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria. Menores de 14 anos não pagam ingresso. | www.mondialdelabiererio.com