passagens-vli

11/10/2023

VLI entrega primeiras passagens do CCPN em Santa Luzia, RMBH

Projeto de modernização da segurança ferroviária em Mina Gerais. Esta é mais uma etapa da iniciativa Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN), que faz acompanhamento 24 horas de cruzamentos com a linha férrea.

A VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) vai inaugura no dia 11 de outubro (quarta-feira), o projeto Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN) em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento será realizado às 10 horas no auditório da Guarda Civil Municipal, localizado na Praça Getúlio Vargas, 61, Bairro São João Batista. O objetivo é dar ainda mais segurança às travessias da linha férrea, por meio do controle e da modernização das passagens em nível (PNs).

Na cidade foram modernizadas as passagens em nível do Centro e do Rio das Velhas, que serão monitoradas 24 horas por dia pela central de controle instalada em Betim, também na RMBH. O projeto tem como base o conceito de IOT (sigla em inglês para “internet das coisas”), em que a tecnologia é utilizada para comunicar, monitorar e atuar nos sistemas eletrônicos de sinalização das PNs. Isso significa que haverá acompanhamento diário da circulação de trens e movimentação de veículos.

Além disso, haverá o monitoramento por meio de câmeras de segurança e alarmes instalados nos cruzamentos da linha férrea. Em caso de necessidade de manutenção, a companhia terá uma equipe dedicada também 24 horas, para reparos preventivos e corretivos nas passagens em nível.

Outras unidades —As obras deste projeto de modernização de cruzamentos com a linha férrea incluem a instalação de câmeras, cancelas eletrônicas, sinalização semafórica acústica, guarda-corpo para direcionamento do fluxo de pedestres, revitalização de pavimento e construção de calçada, entre outras melhorias. Elas tiveram início em maio e a previsão é de que sejam concluídas até dezembro deste ano.

Além de Santa Luzia e Betim, na Grande Belo Horizonte que receberam as primeiras passagens em nível modernizadas, outras cidades localizadas na área de atuação da companhia serão contempladas pela iniciativa nos próximos meses. Segundo o gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mario Filippetto, esse é um projeto que dará ainda mais segurança aos municípios onde a FCA opera.

—A iniciativa da CCPN ampliará a harmonia na interação com a ferrovia, bem como trará, com sua tecnologia, mais confiabilidade e segurança à operação da companhia, que já é acompanhada 24 horas por dia, pelo Centro de Controle de Operações —destaca. Ele ressalta que todos devem manter uma postura segura em relação à linha férrea. —É preciso que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e o aviso de ‘pare, olhe e escute’—.