rubens-misorelli-filho

11/10/2023

Matrix Energia é classificada com Rating A pela S&P Global Ratings

Com mais de R$ 1 bilhão em patrimônio líquido, empresa se torna a primeira comercializadora de energia a alcançar esse feito no mercado.

A Matrix Energia, uma das principais comercializadoras do setor energético do Brasil, conquistou mais um marco importante para sua trajetória. Com um patrimônio líquido de mais de R$ 1 bilhão e detentora de cerca de 9% de market share no segmento, a empresa foi recentemente classificada com o rating A pela S&P Global Ratings, uma das mais conceituadas especialistas em classificação de risco em escala mundial.

Fundada em 2014, a Matrix Energia atua nos segmentos atacado e varejista do Mercado Livre de Energia, Geração Distribuída e eficiência energética, conectando geradores a consumidores finais por meio de contratos de compra e venda de energia. Sua carteira de mais de mil clientes é predominantemente composta por consumidores em alta e média tensão, se posicionando como a primeira distribuidora digital de energia no Brasil.

A conquista do rating A pela S&P Global Ratings reflete a solidez financeira da Matrix Energia, consolidando sua posição como líder em análise de risco de crédito no mercado de compra e venda de energia elétrica, tornando a empresa a primeira comercializadora a alcançar essa classificação de crédito A.

A avaliação da agência de classificação de risco levou em consideração não apenas os aspectos financeiros, mas também a governança, a estrutura societária da Matrix Energia e a análise da exposição ao ambiente macroeconômico brasileiro e ao mercado de energia, caracterizado pela volatilidade dos preços em negociações de curto prazo.

Com um portfólio consolidado de contratos até 2038, com +75.000 GWh de energia comercializada através de PPAs (power purchase agreement) — contratos de compra de energia a longo prazo, a Matrix Energia agora foca na expansão dos negócios, diversificando suas linhas de atuação ao adentrar ao mercado de eficiência energética e ao ramo da geração distribuída, reforçando sua base de geradores parceiros, principalmente usinas renováveis, para impulsionar a transição energética brasileira.

A empresa tem o objetivo de aumentar o pipeline de projetos de geração de energia renovável, e devem atingir uma capacidade instalada em operação de 90 MWac até o final de 2024, além de projetos de geração centralizada com capacidade de mais de 1 GW em fase avançada de desenvolvimento.

A conquista do rating A coloca a Matrix Energia em destaque para financiadores e investidores e também reforça a importância da saúde financeira no mercado de energia elétrica. Segundo Rubens Misorelli Filho, CEO da Matrix Energia, para os próximos anos, o plano da empresa é continuar a investir em soluções que geram economia e sustentabilidade para seus clientes. —Com constante investimento em inovação, para garantir a eficiência nos processos, aprimorar serviços e atender às demandas crescentes do mercado, vamos buscar cada vez mais a consolidação da empresa como líder em comercialização de energia no Brasil —explica.