bibi-recebe-certificado

11/10/2023

Bibi recebe pela 3ª a certificação no nível Diamante do Programa Origem Sustentável

Empresa foi a primeira do segmento calçadista infantil a ser consagrada com o selo máximo. Grupo Bibi também elencou 12 compromissos de sustentabilidade para serem alcançados até 2030.

A Calçados Bibi, de Parobé/RS, segue fazendo história em sua jornada de sustentabilidade. No dia 09 de outubro(segunda-feira), mais uma importante etapa foi cumprida. Em cerimônia realizada na sede da empresa, acompanhada pela sua diretoria e colaboradores, além do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, a calçadista foi certificada pela terceira vez seguida no nível máximo (Diamante) do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva de calçados no mundo.

Para ser consagrada com o selo, a Bibi obteve pontuação acima de mais de 94%, atingindo 658 pontos de 695. A empresa foi auditada pela SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, nos quesitos: gestão de sustentabilidade, dimensão econômica, dimensão ambiental, dimensão social e dimensão cultural. Com projetos que envolvem responsabilidade social, produtos livres de substâncias tóxicas, embalagem sustentável, reaproveitamento ou reciclagem dos materiais utilizados na fabricação dos calçados e uso de energia renovável, a marca é pioneira no segmento calçadista infantil a obter a certificação Diamante do Programa Origem Sustentável, reforçando seu DNA de empresa que se preocupa com a comunidade e o local onde está inserida.

—O posicionamento e as estratégias adotadas mostram que a Bibi está contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas no setor. Somos a primeira empresa a realizar estudos científicos com o objetivo de criar o calçado ideal para crianças e sempre buscamos ser uma empresa que trabalha com foco em questões sustentáveis. Para isso, utilizamos matéria-prima não tóxica, alinhamento das questões de sustentabilidade com fornecedores, na produção, no descarte das sobras da indústria e na atuação das mais de 150 lojas em todo território nacional e países Latam. Tudo isso, nos proporciona importantes diferenciais competitivos no mercado de calçados infantis. Diante disso, seguimos promovendo o nosso propósito que é fazer o bem, um passinho por vez— revela a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.

Em 2021, a empresa estabeleceu os 12 compromissos estabelecidos para serem alcançados até 2030. Com foco no meio ambiente, a Bibi almeja melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da companhia, desenvolvendo processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos negativos gerados pelas operações. No âmbito de governança, o Grupo busca desenvolver projetos e ações que venham a fortalecer o propósito da marca, trazendo impacto positivo à sociedade. Já na esfera econômica, a empresa visa promover o crescimento em todas as frentes de negócio da Bibi (indústria e varejo) de forma sustentável, gerando impactos econômicos positivos na comunidade local por meio da geração de empregos e pagamento de tributos.

Há mais de 70 anos no mercado calçadista infantil, a Bibi olha para o mundo sob o olhar das crianças. Dessa forma, a empresa, além de ser referência no setor, investe em ações que permitem práticas justas de trabalho, produção sustentável e produtos que respeitam o desenvolvimento saudável desde a infância, promovendo seu propósito de fazer o bem, um passinho por vez. Devido às atividades focadas em ESG, desde 2010 a rede participa do programa Origem Sustentável, sendo que em 2018 foi chancelada pela primeira vez com o selo Diamante.

Origem Sustentável —Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade, contando atualmente com mais de 100 empresas certificadas ou em processo de certificação. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. | www.origemsustentavel.org.br.

Calçados Bibi —Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas, sendo a maior do segmento no País. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.