instalacao-artistica

10/10/2023

Instalação artística de Olafur Eliasson em Bilbao_Guggenheim Museum Bilbao

Apresentação de instalação artística permanente de Olafur Eliasson em Bilbao.

Juan María Aburto, prefeito de Bilbao, o artista Olafur Eliasson, e Juan Ignacio Vidarte, diretor- geral do Museu Guggenheim Bilbao, apresentaram hoje uma nova instalação de arte, que será instalada permanentemente na Rua Iparragirre, em Bilbao. Composta por sete elementos romboidais de aço e vidro instalados diretamente sob a calçada entre a Plaza San José e o Museu Guggenheim Bilbao, a obra surpreenderá os transeuntes com um vislumbre evocativo do mundo desconhecido sob seus pés.

Conhecido do público de Bilbao pela sua bem sucedida exposição retrospectiva realizada no Museu Guggenheim Bilbao há três anos, com este trabalho site-specific intitulado Beneath Bilbao, the curioso planet, Eliasson coloca a experiência dos espectadores no centro da sua arte, ao mesmo tempo que os incentiva a refletir sobre sua compreensão do mundo ao seu redor.

Ao olharem para cada abertura no solo, os transeuntes verão uma forma intrigante, tanto geométrica quanto orgânica, com textura mineral e bordas nítidas e nítidas de um poliedro. Essas formas são na verdade ilusões geradas por caleidoscópios, formados por espelhos trapezoidais que se encontram em um ponto. No centro de cada caleidoscópio está um tipo diferente de mineral ou rocha extraído na Biscaia, que se reflete nas paredes espelhadas, criando formas geométricas com texturas e cores que diferem em cada local.

No centro desta obra de arte estão sete minerais e rochas da Biscaia que foram selecionados pela sua grande importância mineira, industrial e histórica, especificamente calcite, limonite, goethite, siderite, basalto, arenito e calcário.

Deslumbrante à noite —Embora a instalação atraia a atenção dos transeuntes durante o dia, será especialmente deslumbrante à noite, quando a iluminação interna dos caleidoscópios será mais perceptível, ao mesmo tempo que confere à rua uma atmosfera única e onírica.

Segundo Olafur Eliasson, —este trabalho nos convida a parar e ver as coisas sob uma nova perspectiva. Os caleidoscópios embutidos na calçada são como joias para os pedestres descobrirem enquanto caminham de um lugar para outro. Convidam-nos a refletir por um momento, desfrutando de um vislumbre evocativo de algo que normalmente passa despercebido, como os elementos fundamentais da cidade, ao mesmo tempo que nos tornamos mais conscientes da nossa presença na Terra, aqui e agora—.

Colaboração entre a Cidade e o Museu —Em agosto de 2020, a Câmara Municipal de Bilbao e o Museu Guggenheim Bilbao assinaram um acordo de colaboração no qual ambas as entidades se comprometeram a continuar a fortalecer a sua parceria para desenvolver e melhorar a cidade, focando especialmente na presença e visibilidade da arte nos seus espaços públicos.

Neste sentido, a Câmara Municipal e o Museu manifestaram o seu compromisso de trabalhar em conjunto para integrar uma intervenção artística iluminada no desenho urbano da Rua Iparraguirre, aproveitando a expansão da zona pedonal, para valorizar o espaço público e servir como fio condutor entre o Museu e a cidade.

As duas entidades também concordaram que Olafur Eliasson — que na altura expunha o seu trabalho no Museu Guggenheim Bilbao, na exposição Olafur Eliasson: Na vida real — era o candidato perfeito para criar a instalação.

Perfil de Olafur Eliasson — O artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson (n. 1967) coloca a experiência do espectador no centro da sua arte, chamando a atenção para algumas das questões mais urgentes da atualidade através de esculturas, fotografias, pinturas e instalações que brincam com reflexos e cores, desafiando o maneira como navegamos e percebemos nosso ambiente.

Interessado na percepção, no movimento, na experiência física e nas sensações, Eliasson nos incentiva, através de sua arte, a refletir sobre nossa compreensão e percepção do ambiente físico. No centro da sua prática artística estão a sua preocupação com a natureza, a sua investigação em geometria e as suas investigações contínuas sobre como percebemos, sentimos e moldamos o mundo que nos rodeia.

Recentemente, no dia 13 de setembro, Olafur Eliasson foi reconhecido com o prêmio internacional de arte em escultura Praemium Imperiale, prêmio concedido pela família imperial do Japão em nome da Japan Art Association.