aviation-xp

10/10/2023

Aviation XP edição no Nordeste tem apoio do governo do Estado do Ceará

A atual gestão trabalha para atrair um campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) no Ceará e está em conversas avançadas para ter uma fábrica de eVTOL. O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro (quarta e quinta-feira) deste ano, no Aeródromo Dias Branco, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A primeira edição do Aviation XP Nordeste promete impulsionar o setor da aviação. O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro(quarta e quinta-feira), reunirá um público seleto de aviadores, empresários do ramo e potenciais compradores. Haverá exposição de aeronaves e empresas qualificadas de aviação geral, com o objetivo de promover negócios e networking.

Além da participação de empresas locais, o evento conta com o apoio do governo do estado do Ceará. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) enxerga a novidade como uma oportunidade de maiores investimentos na região, em especial as novas tecnologias esperadas para o segmento.

—Há estudos em andamento para a abertura de um campus do ITA no Ceará e temos conversas avançadas para atrair uma fábrica de eVTOL (carros voadores) para o estado. Com mão de obra qualificada e novas empresas se instalando, é mais fácil atrair toda a cadeia da aviação. Queremos tornar o estado um ambiente cada vez mais propício para esse tipo de negócios— disse Fábio Feijó, secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará.

O formato já foi consolidado nas regiões Sul e Centro-Oeste, com edições em Curitiba e em Goiânia. A Aviation XP do Nordeste será no Aeródromo Dias Branco, aeroporto localizado em Jaboti, no município de Eusébio (CE).

Estão confirmadas nesta edição a presença de empresas de aviação geral do estado, como o Grupo JW Saraiva, uma holding de empresas com mais de 40 anos de atuação no mercado; a Vertical Connect, startup de mobilidade aérea que trabalha com eVTOL; e Aero Consultoria, que é especializada na homologação de Aeródromos e Helipontos junto à Anac e ao DECEA. Está confirmada também a participação da WS Aircraft, que acaba de chegar ao Ceará.