paulo-tonet-camargo

04/10/2023

Paulo Tonet Camargo é eleito novo presidente da AIR

O brasileiro Paulo Tonet Camargo foi eleito, no dia 03 de outubro (terça-feira ), presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) — entidade que reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas — para o período 2023-2025. Ele substitui o argentino Eugenio Sosa Mendoza, do Grupo Clarín, que presidiu a AIR de 2020 a 2023.

A eleição, por aclamação, aconteceu em um hotel no Rio de Janeiro (RJ), durante a 49ª Assembleia Geral da AIR, que reuniu delegações de empresários e radiodifusores da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

A Assembleia da AIR elegeu ainda o Conselho Diretor da entidade. O salvadorenho José Luis Saca foi eleito primeiro vice-presidente e o colombiano Tulio Ángel Arbeláez, segundo vice-presidente. O presidente da Abert, Flávio Lara Resende, será o presidente do Comitê Jurídico da AIR.

Foram aprovados também projetos de resolução que condenam a violência e arbitrariedades em países como Venezuela e Nicarágua, por exemplo, onde a liberdade de expressão e de imprensa é sempre atacada pelos governos ditatoriais.

Representante da radiodifusão brasileira, a Abert foi a anfitriã do encontro.

Paulo Tonet Camargo, natural de Porto Alegre (RS), Paulo Tonet Camargo é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Direito Público. Começou a vida profissional como advogado, em 1982. Quatro anos mais tarde, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul, onde atuou como promotor, procurador de Justiça e subprocurador-geral de Justiça do Estado. Presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

No Ministério da Justiça, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor do Departamento Penitenciário Nacional, de 1995 a 1997.

Em 1998, ingressou no Grupo RBS, onde foi diretor-geral em Brasília e vice-presidente jurídico e institucional.

Em 2011, desligou-se da RBS para assumir o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo.

Presidiu a ABERT de 2016 a 2020.

É ainda membro do Conselho Superior da ABERT, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) e do Instituto Palavra Aberta.

Tonet é o quarto brasileiro a presidir a AIR, criada em 1946. O baiano José de Almeida Castro presidiu a associação de 1971 a 1977, o carioca Luiz Eduardo Borgerth, de 1983 a 1991, e o gaúcho Alexandre Jobim, no período de 2013 a 2015.