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03/10/2023

Nissan conquista Prêmio Echo Latam 2023 pela terceira vez consecutiva

Lançamento do Novo Nissan Sentra ganha “Ouro” na categoria “Melhor Uso de Marketing com Banco de Dados”.

Compreender os clientes do Novo Nissan Sentra, apresentar todos os detalhes do veículo, associar o modelo às paixões do público-alvo e manter relacionamento pós-venda. Esses foram os principais pontos da estratégia de Marketing de Relacionamento da Nissan para o lançamento do Novo Nissan Sintra no Brasil, que conquistou o prêmio de Ouro na categoria “Melhor Uso de Marketing com Banco de Dados” do Prêmio Echo Latam 2023. É a quinta vez que a Nissan conquista troféus nessa premiação, a terceira consecutiva.

Ao dividir a estratégia em quatro fases, a fabricante conseguiu abordar de forma eficiente cada etapa do processo de compra, desde a geração de interesse até a manutenção do relacionamento com os clientes. A campanha combinou estratégias de Marketing Digital; ações de Customer Relationship Management (CRM) e eventos exclusivos que garantiram ampla divulgação e geração de desejo pelo Novo Nissan Sentra.

A solução criativa adotada na campanha foi o uso do público do CRM como fonte primária de dados. Isso permitiu que a marca direcionasse suas comunicações de forma mais precisa, personalizada e eficiente. Além disso, a estratégia envolveu a mescla de diferentes canais de comunicação, como e-mail, SMS, WhatsApp e ChatBot. Essa abordagem multicanal proporcionou uma ampla cobertura e interação com os potenciais compradores (leads), gerando aumento gradual da conscientização sobre o modelo, mantendo o interesse ao longo do tempo até o lançamento oficial.

O Sentra Scan, uma das ações interativas previa apontar a câmera do celular para o logotipo da Nissan para o cliente acessar conteúdos exclusivos. Ao utilizar diferentes canais e estratégias de comunicação segmentadas, a campanha obteve melhor aproveitamento das oportunidades de contato com os potenciais compradores, resultando no engajamento maior, aumento da consciência de marca (awareness) e expectativa pelo lançamento do Novo Nissan Sentra.

Novamente premiada — Esta não é a primeira vez que a Nissan é reconhecida pelo Echo Latam. Além do bronze pelo lançamento do Novo Versa em 2021, a fabricante japonesa ficou entre as três melhores campanhas de marketing em 2017 e 2018, além da conquista Amauta, em 2015, até então principal reconhecimento de Marketing Direto na América Latina. Em 2022, o case ‘Check-in Nissan’ levou prata.

O Echo Latam é uma das principais premiações de marketing baseado em dados do mundo e tem mais de 40 categorias divididas em três grupos: setores, canais e especiais. Esta edição contou com 33 júris de dez países. O festival é realizado pela Federação das Associações de Marketing Direto e Interativo da América Latina(Almadi), divisão regional da (International Federation of Direct Marketing Associations( IFDMA) — que realiza a versão global do festival. O Echo Latam nasceu no ano 2000 como o prêmio Amauta criado pela Almadi. Após 16 edições de sucesso, a Almadi transformou a Amauta no prêmio Echo Latam, em conjunto com o prêmio Echo International que nasceu nos Estados Unidos em 1929.