Companhia também revitalizou seu posicionamento e vai levar a melhor energia aos seus clientes, com simplicidade e melhor preço.
A Esfera Energia, companhia que simplifica a economia com energia, apresenta sua nova marca e posicionamento ao mercado, frutos de um processo de rebranding conduzido pela agência Brand Gym.
A marca foi modernizada e está mais arrojada e vibrante. O ícone, que já é o símbolo da empresa, foi repaginado mas manteve a cor magenta, que já era uma ‘marca registrada’ da companhia. Em nova posição, o ícone faz uma referência ao “elevado à potência”, trazendo de maneira gráfica a essência da empresa: a potência da simplicidade.
—A nova marca aproveita o legado da anterior e reforça a nossa essência, que é ser uma companhia próxima, empática, diversa e tecnológica, focada sempre em simplificar a experiência do consumidor com a energia —destaca Marcelle Eroles, Gerente de Marketing da Esfera. O projeto de rebranding durou dez meses, com a realização de workshops de imersão entre os times da Brand Gym e da Esfera, coleta de depoimentos de clientes empresariais e residenciais, conversas com consultores e análises de cenários e visão de negócio.
Fundada em 2015, a Esfera Energia atende hoje mais de 400 grupos empresariais, gerencia mais de 1.100 ativos no Mercado Livre de Energia, ultrapassa os 2.500 clientes residenciais e tem dobrado de tamanho a cada ano. Com o propósito de impactar o maior número de pessoas com a venda da melhor energia de forma simples, ágil e transparente, a companhia se prepara para a abertura total do mercado de energia, prevista para acontecer nos próximos anos e na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios.
Segundo Grazi Shimizu, head de Estratégia e Conteúdo da Brand Gym, o desafio do trabalho foi justamente aproximar ainda mais a empresa do consumidor final de energia, diferenciando-a em um mercado de alta concorrência e reforçando sua confiabilidade junto a uma clientela nova que está entrando ou vai entrar no Mercado Livre nos próximos anos. —Ocupamos esse espaço com a proposta de levar ao cliente a melhor energia, que é aquela que faz mais sentido para ele e a sua realidade de consumo— pontua Grazi.
Outra novidade foi a criação de naming para as soluções de energia da Esfera, transformando-as em produtos mais simples e de fácil compreensão. —Buscamos nomear os produtos com o que se propõem a fazer pelos clientes e esse cuidado é fundamental em um negócio complexo como o de energia —acrescenta Marcelle. São três produtos para os mercados B2B e B2C, cada um com uma proposta de valor adequada ao público: Para o mercado B2B — Esfera Resolve.jpeg
Esfera Resolve: gestão e consultoria personalizados para grandes empresas que precisam de suporte e acompanhamento de um time dedicado e especializado na gestão inteligente da energia.
Esfera Simplifica: o jeito mais simples de uma empresa migrar para o Mercado Livre com segurança, economia, simplicidade e proteção das flutuações do mercado.
A Esfera atua também na gestão e consultoria para usinas geradoras de energia, oferecendo inteligência para definição da melhor estratégia de comercialização de energia e suporte para a resolução de questões regulatórias. Os resultados são mais receita e liquidez nas vendas e mais segurança regulatória na operação.
Para o mercado B2C.: Esfera Economiza: solução voltada aos consumidores residenciais atendidos pela Cemig e CPFL Paulista que buscam economizar na conta de luz, consumindo energia limpa.
Equipe do projeto.: Brand Gym: Robson Fernandez (design), Clareana Gobbet (brand Ops), Grazi Shimizu (estratégia), Maria Paula Abreu (redação).
Esfera Energia: Braz Justi (CEO), Guilherme Esperidião (vice-presidente), Mauricio Morais (diretor comercial), Elaine Marques (Gerente de Tecnologia), Laura Toledo (gerente de Produtos B2B), Noelly Capovilla (analista de Marketing), Marcelle Eroles (gerente de Marketing).