plataforma-norbe-6-foresea

26/09/2023

Plataforma Norbe VI, da Foresea, chega à Baía de Guanabara

Para modernização e manutenção geral.

A Sonda Norbe VI, operada pela Foresea, líder no segmento de perfuração offshore, chegou à Baía de Guanabara no dia 24 de setembro (domingo) para modernização de sistemas de controle e revisão geral, o que inclui limpeza, pintura, manutenção nos propulsores, guindastes e na tubulação, entre outros serviços.

O tempo programado para a parada da Norbe VI é de 60 dias. No período, estarão mobilizados cerca de 380 profissionais entre terceirizados e integrantes da Foresea. Em 15 de outubro terá início o processo de aceitação pela Petrobras e a previsão é de que a sonda comece a operar pelo novo contrato com a estatal (BID 85 Lote 3) até 16 de novembro. O contrato é de três anos e as primeiras operações deverão ocorrer na Bacia de Campos.

—Neste momento, temos a Norbe VI e a ODN I na Baía de Guanabara. Enquanto a Norbe VI inicia o período de upgrade, a ODN I está prestes a retornar às operações na Bacia de Campos, após uma manutenção inédita em dique seco, a primeira realizada no país. A Foresea está com toda sua frota contratada até o final de 2024. As embarcações atendem aos mais altos padrões de segurança e eficiência —comenta o COO da Foresea, Heitor Gioppo.

Norbe VI — Construída em 2010, a Norbe VI é uma plataforma de perfuração semissubmersível de sexta geração, com posicionamento dinâmico, capaz de operar em lâmina d ́água de até 2.400 metros e perfurar poços de até 7.500 metros.

A Norbe VI acomoda 164 pessoas e possui torre de 56,40 metros de altura.

Foresea —A Foresea é uma empresa focada em oferecer soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda a sua frota e detém o maior índice de uptime operacional do mercado (98,7%).

Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia atua respeitando os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança.