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21/09/2023

Reunião dos hotéis 5 estrelas mostra importância do alinhamento

Entre iniciativa privada e poder público.

Mostrando, mais uma vez, a importância do alinhamento das ações da gestão pública com as operações dos setores produtivos, o HotéisRIO reuniu, no dia 19 de setembro (terça-feira), no Hotel Fasano Ipanema, diretores e gerentes gerais das principais redes hoteleiras, que receberam o superintendente regional do Trabalho, Alex Bolsas, o secretário de Estado de Fazenda, Leo Lobo, o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, a titular da DEAT, Patrícia Alemany, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Na área de Segurança Pública, entre as novidades anunciadas, o setor hoteleiro comemorou a antecipação da Operação Verão para setembro, o que representa aumento de efetivo para ordenamento e segurança pública da orla. A delegada da DEAT reforçou o trabalho em conjunto que vem sendo feito com a Vara da Infância e demais órgãos, com foco nos menores que cometem delitos.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO e do conselho da ABIH-RJ, ressaltou que a entidade está assinando parceria com a Secretaria de estado da Polícia Civil (SEPOL) para a elaboração do Projeto Hospedagem Segura. Com privacidade protegida pela criptografia dos dados, o sistema permite o cruzamento dos registros de hóspedes com os de investigações criminais. A iniciativa garante maior agilidade no atendimento de alertas e ocorrências, identificação e redução de crimes de estelionato e celeridade na entrega de informações importantes para investigações criminais. —Não há nenhum tipo de vazamento de informações pessoais, mas sim a identificação de identidades que estão sob investigação —esclareceu. O presidente recebeu o apoio integral da delegada Patrícia Alemany, que foi taxativa sobre a importância de a hotelaria carioca apoiar esta iniciativa. A expectativa é estar em funcionamento já na temporada de verão 2024.

No encontro, o HotéisRIO apresentou as peças de uma campanha, desenvolvida em parceria coma ABAV Rio, sobre os riscos na aquisição de pacotes por preços abaixo do mercado. A campanha publicitária educativa, assinada pela agência de publicidade Nave MKT, usa o mote —Não pague caro por querer pagar mais barato—. Por meio de peças com um toque de humor, a ação convida o consumidor a refletir antes de adquirir produtos com preços excessivamente atraentes, pois muitas vezes estes podem não ser honrados pelas empresas que os vendeu, deixando o turista sem o serviço contratado. As peças serão divulgadas em canais digitais com o objetivo de chegar ao público final em momento de decisão de compra.

O subprefeito da Zona Sul, Flavio Valle, falou sobre a mudança da sede da subprefeitura para o Parque Garota de Ipanema e a revitalização da área pública, que será reaberta no dia 12 de outubro. —Queremos trazer mais segurança, dar vida segura ao local, realizar eventos musicais e que valorizem a região do Arpoador— destacou. Sobre o Jardim de Alah, Valle esclareceu que o concessionário já possui as diretrizes, mas que ainda está finalizando o projeto.

Já o secretário de Estado de Fazenda, Leo Lobo, comemorou importantes avanços que a secretaria atuou visando uma melhora para o setor de eventos, a pedido do HotéisRIO e ABEOC. A digitalização do processo de autorização para realização dos eventos e a retirada da obrigatoriedade em passar pela Setur-RJ para terem direito ao diferimento, consideradas importantes avanços no impulsionamento dos eventos no Rio de Janeiro.