“Tabela SUS Paulista” aumentará os reajustes de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde. O governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas assina novo decreto, que altera o decreto de nº 66.374, que dispõe sobre o auxílio financeiro as entidades hospitalares sem fins lucrativos.
A convite do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário de Estado de Saúde, Eleuses Paiva, o presidente e CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura, participou da cerimônia de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospital e Entidades Filantrópicas (CMB) e importantes anúncios para a saúde do Estado.
O evento foi realizado no auditório Ulysses Guimarães, situado no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de diversas autoridades, além do governador Tarcísio de Freitas e Eleuses Paiva, como: o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; o deputado federal, Antonio Brito; o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) , Edson Rogatti; o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Véras, além de mais de 70 prefeitos, deputados federais, deputados estaduais, entre outros.
Durante o discurso, o governador Tarcísio de Freitas anunciou que São Paulo é o pioneiro na implementação da nova “Tabela SUS Paulista”, que corrigirá subsídios e complementará valores de todos os tipos de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, através dos mais de 400 hospitais filantrópicos e Santas Casas do Estado. A proposta é remunerar, de forma mais adequada e até cinco vezes mais que o determinado pelo Ministério da Saúde, esses procedimentos via SUS, principalmente de quem aguarda uma cirurgia eletiva, a fim de equacionar o problema, diminuindo o tempo de espera e recuperando as finanças dessas entidades. A previsão para a medida entrar em vigor é a partir de 2024. Na oportunidade, o governador de São Paulo assinou o decreto que altera o decreto nº 66.374, de 23 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o auxílio financeiro as entidades hospitalares sem fins lucrativos, o programa “Mais Santas Casas”.
—Saúde é a nossa prioridade. Como presidente da Santa Casa de Francisco Morato, exemplifico o custo por parto que a entidade atualmente recebe via SUS, no valor de R$ 545,00, valor este que não cobre os custos reais com o parto. Isto leva o São Cristóvão Saúde subsidiar a diferença do custo do parto. Com a nova ‘Tabela SUS Paulista’, o valor do parto passará para, aproximadamente, R$2.200,00, a partir de janeiro de 2024, ajudando a reduzir o subsídio do São Cristóvão Saúde e ampliando, consequentemente com esta ‘economia’, a transferência de recursos para aumentar o número de atendimentos de outros procedimentos. Por isso, foi com imenso prazer que participei da cerimônia, tendo a oportunidade de estar a par de importantes assuntos ligados às entidades filantrópicas, além do exemplo de gestão e total propriedade com que o nosso Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, relatou sobre o projeto, que dará fôlego financeiro necessário para as Santas Casas e priorizando, inclusive, o atendimento à saúde para toda a população— finalizou Valdir Ventura.
Além de Ventura, participaram do evento o assessor do Grupo São Cristóvão Saúde e diretor Financeiro da Santa Casa de Francisco Morato, Rogério Medeiros, e a coordenadora de Relações Institucionais também de Francisco Morato, Juliana Galilan.
Grupo São Cristóvão Saúde — Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui dez Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 111 anos em dezembro de 2022. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.