conta-comigo

16/09/2023

Conta Comigo esteve presente no The Town, em São Paulo (SP)

Iniciativa brasiliense autoral e pioneira no País. Projeto leva acolhimento e segurança para mulheres em situação de vulnerabilidade em eventos.

O número de casos de feminicídio no Brasil chegou a 1.400, em 2022, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em meio ao número que só aumenta ao longo dos anos, um grupo de mulheres de Brasília criou o projeto Conta Comigo, iniciativa independente e pioneira no País que visa oferecer segurança para mulheres cis, transexuais, não-binários e travestis em situação de vulnerabilidade em eventos.

E o Conta Comigo esteve presente no The Town, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo no último final de semana. A convite do Instituto Glória, em três dias de evento, três manas fizeram o acolhimento de 75 mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para conhecer o trabalho e contratar as manas basta mandar mensagem via direct do Instagram: @manacontacomigo.

A iniciativa de redução de danos de violência contra a mulher em locais de aglomeração tem a frente a produtora Eli Moura e Marina Weber. Nasceu em 2019, mas em 2023 tomou uma maior proporção e já conta com manas psicólogas – que se atentam para casos de manipulação e abordagem — além de produtoras e seguranças. Trata-se de três frentes: O Siga Segura acompanha mulheres ao motorista de aplicativo, carona ou carro, e garante que todas vão para casa em segurança. Levantamento de dados e indicadores para produtores de eventos. Além do protocolo de acolhimento psicológico feito por intervencionistas especializadas em casos de traumas.

—E fazemos uma identificação proativa em mulheres que estão embriagadas, frágeis, sozinhas ou não respondam por si para que as mesmas cheguem em segurança em suas casas. Seja de carona ou aplicativos de mobilidade, acompanhamos e vamos até estas mulheres mostrar nosso acolhimento direto —destaca e explica Eli Moura.

Atualmente, o Conta Comigo conta com uma equipe várias psicólogas, as manas. Elas estão presentes nesses eventos e contam com espaços para acolher qualquer mulher que esteja numa situação delicada. Além de orientar toda a equipe de produção e prestação de serviço do evento em questão.

—Até o momento já atendemos mais de 926 mulheres em situações delicadas e, com isso, temos certeza que estamos colaborando ativamente para espaços mais equânimes e seguros para todas as mulheres. Então, conta com a gente!—pontua Moura. | Instagram: @manacontacomigo.