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16/09/2023

Campanha “De Olho nos Olhinhos”

Daiana Garbin e Tiago Leifert promovem a segunda edição no Rio de Janeiro. Eventos de conscientização ocorrerão nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), com a presença de voluntários médicos e outros profissionais de saúde no Via Parque Shopping.

Nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), Daiana Garbin e Tiago Leifert promoverão a campanha “De Olho nos Olhinhos” no Rio de Janeiro” com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre zero a cinco anos anos. No Rio de Janeiro, o evento ocorrerá no Via Parque Shopping, das 10 às 22 horas. A filha do casal, Lua, hoje com quase três anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. —O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles—. O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros.

—Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos — afirma Tiago.

Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio.

No Hospital do GRAACC há de 12 a 15% de retinoblastoma extraocular, o que significa um tumor avançado. A Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC explica: —Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura—.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Para o Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas. —Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância—alerta.

Para o Dr. Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a visão é uma janela para o mundo, influenciando o desenvolvimento cognitivo e emocional. —Durante as consultas de puericultura, a saúde ocular deve ser uma das mais importantes prioridades. Problemas não diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento saudável e, por isso, a SBP apoia esta iniciativa, reforçando a importância de cuidados precoces e contínuos com a visão de nossas crianças—.

A campanha — Nesta segunda edição, a campanha “De Olho nos Olhinhos” no Rio de Janeiro” tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia( SBOO), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), além do Departamento de Oftalmologia da Unifesp, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

Dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo) serão realizados eventos com atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em nove shoppings da rede ALLOS: Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo; Via Parque no Rio de Janeiro; Boulevard BH em Belo Horizonte; Shopping da Bahia em Salvador; Shopping Passeio das Águas em Goiânia; Shopping Curitiba; Manauara Shopping em Manaus e Boulevard Belém no Pará. Tiago e Daiana estarão presencialmente no sábado dia 16 de Setembro no Shopping Taboão e no Eldorado. No Via Parque Shopping, a conscientização sobre o retinoblastoma ficará sob a responsabilidade de voluntários médicos e outros profissionais de saúde, com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Além do espaço físico, a Allos vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica nos shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização que foram criados pela agência Ogilvy e produzidos pela Hogarth, duas empresas do grupo WPP. Vídeos da campanha “De Olho nos Olhinhos” também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.

A Eletromidia também está apoiando a causa e exibirá vídeos e materiais da campanha, a partir do dia 16 de setembro (sábado), em mais de 18 mil telas em prédios residenciais, 12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings, linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo, no Metrô no Rio de Janeiro e Supervia e em 100 telas estáticas pelas ruas.

Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos e o casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.

Além da Allos, “De Olho nos Olhinhos” tem o apoio da Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, Hotmacon, Eletromidia, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.

Local da ação no Rio de Janeiro, dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), das 10 às 22 horas, no Via Parque, Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).