Chassis VW favorito do mercado mexicano, o Volksbus 14.190 SCD é um dos protagonistas nos 30 anos de sucesso da família. Desenvolvido exclusivamente para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México, este modelo surpreende quem está acostumado à configuração de ônibus Volkswagen, pois vem com cockpit do motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo ou semicontrole dianteiro (SCD).
Em seu quinto aniversário, o modelo supera a marca também de 1.500 unidades vendidas. Em seu primeiro ano, o Volksbus 14.190 SCD já era responsável por uma ampliação da participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país e despontava como um dos favoritos entre os clientes da marca, representando 20% das negociações. Hoje, é o chassis de ônibus mais comercializado da Volkswagen no México.
—Esse resultado reflete nossa estratégia de estarmos sempre próximos aos clientes, ouvindo suas necessidades, e vamos além em parcerias com toda a cadeia. Desenvolvemos fornecedores locais e também fechamos parcerias exclusivas com os encarroçadores mexicanos para viabilizar esse lançamento há cinco anos. Com todo esse empenho, o Volksbus se tornou sinônimo de desempenho, conforto, robustez e segurança— destaca Alvaro Rodriguez, gerente de Qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México.
Para cada mercado, uma solução — A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue à risca seu conceito sob medida e desenvolve a engenharia de seus modelos de acordo com a operação de cada mercado. A configuração deste Volksbus 14.190 SCD é exemplo disso. Com motorista reposicionado, permite que o condutor nesse veículo acumule a função de cobrador, prática comum no mercado mexicano.
Com capacidade para até 45 passageiros sentados, o modelo mantém características já reconhecidas como diferenciais da linha Volksbus. É o caso do motor D08, sem uso de Arla 32, e do conforto e segurança assegurado com seus chassis, eixos, suspensão, freios ABS e molas, além da robustez e facilidade de manutenção.
A nova transmissão FSB 5406A segue a preferência do motorista mexicano por sistema de acionamento com alavanca direta. Para frotistas e operadores do país, essas características garantem maior conforto, excelente desempenho e durabilidade nas mais diversas operações do mercado mexicano.