Market share atinge marca histórica de 5%, impulsionado por montadoras chinesas.
Por larga margem, agosto bateu o novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).
O mercado brasileiro de veículos eletrificados (HEV + PHEV + BEV) manteve o mesmo ritmo intenso de vendas do primeiro semestre e se aproxima da marca histórica de 10 mil unidades num único mês.
Em oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022) – que já tinha sido recorde.
O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).
Market Share — A participação de mercado (market share) dos eletrificados também teve considerável crescimento e em agosto atingiu a marca histórica de 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado doméstico no mesmo período (196.878 – Fenabrave).
Em julho este percentual foi de 3,5%, e na comparação com agosto de 2022 (2,19%) a participação de mercado dos eletrificados mais do que dobrou.
O mercado de veículos eletrificados no Brasil ainda é considerado incipiente perto do mercado dos países europeus e asiáticos, mas tem crescido continuamente.
Há uma década, de janeiro a agosto de 2013, o Brasil tinha vendido apenas 321 veículos e em 2023 vendeu 49.052 no mesmo período — um aumento astronômico de 15.181%.
Plug-In — Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%.
O crescimento dos últimos meses foi fortemente impulsionado pelas marcas chinesas, como BYD, GWM e CAOA Chery, que têm sido agressivas no lançamento de novos modelos e anúncios de investimentos no Brasil.
Desde maio, o mercado de veículos eletrificados está aquecido e em franca expansão.
Nos oito primeiros meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 veículos eletrificados, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022 (27.812). Se a comparação com os primeiros oito meses de 2020, esse aumento é de 167%.
“Irreversível” — O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, comemorou os resultados de agosto, mas lembrou que ainda há muito trabalho pela frente para o país se aproximar dos principais mercados globais em eletromobilidade.
—Esses números são importantes, pois consolidam todo um ecossistema de mobilidade elétrica pautado pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico— disse. —Eles mostram que a eletromobilidade é irreversível também no Brasil—.
—Ainda assim, temos de aperfeiçoar o ambiente regulatório e tributário em todos os níveis de governo para reforçar a confiança do consumidor e dos investidores—.
—Nosso objetivo é assegurar um crescimento sólido e de longo prazo do transporte elétrico no Brasil, em sintonia com as demais rotas tecnológicas sustentáveis. Por isso, defendemos uma Política Nacional de Eletromobilidade— concluiu Ricardo Bastos.
Evolução —A evolução do mercado de eletrificados vem se desenhando no Brasil, conjugando investimentos em instalação de eletropostos, novos modelos disponíveis e novas montadoras atuando no mercado.
Esse amadurecimento pode ser percebido pela gradativa evolução do consumidor de veículos elétricos rumo aos veículos plug-in, que têm recarga externa das baterias e mais autonomia no modo elétrico.
A participação dos plug-in (BEV e PHEV) sobre o total de vendas de eletrificados foi de 52% em agosto (4.874 veículos), um pouco mais do que a soma dos HEV e HEV flex, com 48% (4.477 veículos).
Distribuição das vendas de eletrificados leves em agosto 2023 por tecnologia: HEV+HEV flex (elétrico híbrido não plug-in): 4.477 – 48% do total; PHEV (elétrico híbrido plug-in): 3.707 – 39,5%; BEV (100% elétrico): 1.167 – 12,5%; Total: 9.351
Em agosto de 2022, por exemplo, os elétricos híbridos convencionais não plug-in (HEV e HEV flex) eram responsáveis por 59% das vendas (2.522 veículos), e os plug –in (BEV + PHEV) por 40,64% (1.727 veículos).
Os 10 modelos de eletrificados mais emplacados em agosto 23: 1º Corolla Cross/Toyota (HEV); 2º Song Plus GS Dm / BYD (PHEV); 3º Corolla Premiumh / Toyota (HEV); 4º Tiggo 8 / Caoa Chery (PHEV); 5º Haval H6 / GWM (HEV); 6º Haval H6 GT / GWM (PHEV); 7º Haval H6 Prem / GWM (PHEV); 8º Dolphin GS / BYD (BEV); 9º Tiggo 7 PRO HA/ Caoa Chery (HEV); 10º Tiggo 5X PRO HA / Caoa Chery (HEV).