marc-goldschmidt

01/09/2023

Rolls-Royce: de linear a circular

Marc Goldschmidt, vice-presidente de tecnologias de remanufatura e revisão da unidade de negócios Power Systems da Rolls-Royce, fala sobre como o esforço para permitir uma economia circular traz benefícios para o meio ambiente e para os nossos clientes.

Como a abordagem certa aumenta a sustentabilidade e reduz custos — Não importa que indústria ou sector olhemos em todo o mundo, o objectivo é o mesmo em todo o lado: o crescimento. Nossos clientes e parceiros confiam em nossas soluções para oferecer o desempenho necessário para desenvolver e expandir seus negócios. Ao mesmo tempo, a necessidade e a procura de maior sustentabilidade estão a crescer em todos os setores.

Nossas soluções já atendem a essa demanda por meio de combustíveis alternativos como óleo vegetal hidrotratado (HVO), sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e tecnologias otimizadas dentro do motor, para citar apenas alguns exemplos.

Mas, como fornecedor de soluções abrangentes, queremos pensar além da produção de emissões dos nossos produtos. A nossa oferta, que abrange todo o ciclo de vida dos nossos motores e sistemas, também pode ajudar a aumentar a sustentabilidade e ajudar a moldar um futuro habitável para todos.

Um fator-chave aqui é afastar-se da mentalidade descartável e falar mais sobre remanufatura e reutilização. Ou, por outras palavras, precisamos de utilizar a economia circular, em vez da economia linear.

Mais circulação significa mais sustentabilidade — A reutilização de produtos e recursos não se limita às indústrias; é um conceito com o qual todos estamos familiarizados em nossas vidas diárias. Na Alemanha, onde está localizada a nossa sede da Power Systems, as garrafas de vidro são recolhidas, incluindo um sistema de depósito, e recicladas no final da sua vida útil, fundindo-as e utilizando o material para criar novas embalagens, resultando na redução dos custos de energia e numa diminuição da procura. para matérias-primas. O potencial de reutilização é vasto e, ao adotar esta prática, podemos dar um contributo significativo para a sustentabilidade.

Assim, surge naturalmente a ideia de que, para as indústrias pesadas, deveríamos também pensar em como integrar sistemas e efeitos semelhantes. Independentemente da aplicação a que se destinam, os nossos motores são compostos por centenas e milhares de peças que são fabricadas e montadas com a mais alta precisão antes de saírem de uma das nossas fábricas. Para cada novo motor, é claro, são necessárias novas matérias-primas. No entanto, existem formas e meios para tornar este processo mais sustentável a longo prazo, como através do nosso portfólio de Refabricação e Revisão.

Uma segunda vida para motores cheios de potência — Na Rolls-Royce, gerimos uma economia circular em vez de uma economia linear nas nossas operações. Isto significaria que fabricaríamos um novo motor a partir de matérias-primas, que seriam simplesmente descartadas após a sua vida operacional, após o que o cliente necessitaria de um novo produto.

Em vez disso, damos a todos os nossos produtos uma segunda, terceira e até quarta chances, revisando-os. Todo o produto é desmontado em suas peças individuais, totalmente limpo, cada peça é verificada quanto a danos ou desgaste e substituída por peças novas somente se necessário. O resultado é um produto tão bom quanto um produto recém-saído da linha de montagem, com desempenho como novo e, claro, que oferece a mesma confiabilidade de um produto novo.

Com menos recursos, tempo e emissões, podemos transformar os nossos produtos em motores como novos no final da sua vida útil. Em vez de jogar fora, renovamos. Para manter este ciclo vivo, um depósito está incluído no preço dos nossos produtos. Os clientes podem reclamar este depósito quando nos devolverem o seu equipamento no final do seu ciclo de vida. Alternativamente, para minimizar o tempo de inatividade nas suas operações, eles também podem trocar o motor ou sistema existente por um remanufaturado.

Não estamos de forma alguma falando apenas dos sistemas modernos que hoje fazem parte do nosso portfólio. Em fábricas como a de Duisburg, na Alemanha, também revisamos motores clássicos, alguns dos quais estão em operação há 30, 40 ou mesmo 50 anos e passaram por diversas revisões. Desta forma, não só garantimos condições operacionais ideais para clientes antigos e seus equipamentos que estão em operação há um período de tempo significativo, mas também estendemos a nossa economia circular aos motores que estão em uso há mais anos.

Benefícios para o meio ambiente e para os clientes — Um dos maiores benefícios de uma economia circular é uma maior sustentabilidade para as indústrias que normalmente emitem grandes quantidades de emissões. É a consequência natural e lógica do nosso esforço para oferecer a mesma fiabilidade e desempenho que as pessoas esperam dos nossos produtos, ao mesmo tempo que tornamos a operação, a produção e agora a revisão dos nossos motores melhores para o ambiente. É claro que isto também cria incentivos monetários para os clientes apoiarem uma economia circular, especialmente através do sistema de depósitos e de trocas.