planta-hidrogenio-verde

01/09/2023

Consultoria CELA lança 1º índice de custo de produção de hidrogênio verde

Em diversas localizações no Brasil. Com atualização a cada seis meses, nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA faz cruzamento de dados de investimento em plantas de hidrogênio verde, operação e custo de capital com o arcabouço tributário e os recursos renováveis como matéria-prima para diferentes estados brasileiros.

A consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina, acaba de lançar um o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) em diversos estados no Brasil.

A nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA, que será atualizada a cada seis meses, foi desenvolvida a partir da modelagem proprietária e experiência em múltiplos projetos da CELA com H2V no Brasil. O índice de custo da produção do hidrogênio verde no País leva em consideração as características únicas que o Brasil possui no âmbito tributário, recursos renováveis, como energias solar e eólica, que alimentam a eletrólise para a separação do hidrogênio e do oxigênio da água, e logística, incluindo cruzamento de dados de investimento em plantas, operação e custo de capital.

Na primeira edição do Índice LCOH Brasil da CELA, identifica-se que já é possível produzir hidrogênio verde no Brasil com custo nivelado entre USD 2,87/kg e USD 3,56/kg nos dias de hoje, em algumas localidades estratégicas. No entanto, com otimizações e incentivos, esses valores podem chegar a até USD 1,69/kg, com custos altamente competitivos frente o hidrogênio cinza, produzido por fontes fósseis e poluentes.

Para Camila Ramos, CEO da CELA, o índice será um forte aliado na tomada de decisão para investimento em plantas de H2V no Brasil, já que traz mais segurança em termos de viabilidade econômica e atratividade do projeto. —Portanto, é essencial a escolha da melhor localização para o projeto, dependendo do mercado consumidor desse hidrogênio verde e das condições técnicas e regulatórias do estado, fazendo toda a diferença na viabilidade financeira do projeto— comenta.

—O índice também poderá ser um grande norte para otimizações técnicas e financeiras de um projeto e uma sinalização bastante evidente às autoridades brasileiras sobre a importância de novos incentivos para a produção de hidrogênio verde no País —acrescenta a executiva.

CELA — A Clean Energy Latin America é uma butique de investimentos que presta assessoria financeira e consultoria estratégica a empresas e investidores do setor de energia renovável e transição energética na América Latina. É especializada nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, armazenamento de energia e hidrogênio verde. Trabalha com planos de negócios, a análise de viabilidade de projetos, captação de recursos, M&A, project finance estruturação financeira de PPAs no mercado livre e regulado.