germano-couy

29/08/2023

Dia Internacional do Gamer e a relevância do setor no mercado brasileiro

O Dia Internacional do Gamer, comemorado em 29 de agosto, é uma celebração que teve origem na Espanha em 2008, e tem ganhado cada vez mais importância globalmente. No Brasil, o mercado também se destaca, evidenciando a influência significativa que a indústria de games exerce no âmbito nacional.

Segundo o novo estudo da Newzoo, Global Games Market Report, o mercado global de games vai gerar, em 2023, cerca de US$ 188 bilhões, o que representa um crescimento de 2,6% na comparação com 2022. O número de jogadores também crescerá e chegará a 3,38 bilhões neste período, aumento de 6,3% ano contra ano. Ao todo, são 2,86 bilhões de jogadores mobile, 892 milhões de jogadores no PC e 629 milhões nos consoles.

Diante disso, é interessante realizar uma pauta sobre a relevância do setor de games no Brasil e como a indústria de jogos contribui para a economia brasileira.

O tema tem sinergia com o veículo que atua. Por isso, indicamos a porta-voz da Acer, Germano Couy, para comentar sobre a data e o posicionamento da Acer neste sentido.

Recentemente, a empresa expandiu seu portfólio premium para jogos com o novo Predator Triton 16 e novas versões do Nitro 5, notebook gamer mais vendido da marca, sempre pronto para atender os jogadores e desenvolvedores que buscam melhor desempenho e uma experiência de jogo imersiva. Além disso, a Acer também renovou sua parceria com o ESL Faceit Group (EFG) para os principais campeonatos globais dos títulos CS:GO e Dota 2. No Brasil, a marca esteve presente no Intel Extreme Masters que aconteceu no Rio de Janeiro.

Acer — Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7,7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 12 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.

Germano Couy, general manager Latin America da Acer —Germano Couy, brasileiro, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e mestre em Administração de Empresas pela Business School São Paulo, atua como general manager Latin America da Acer.

Com mais de 20 anos de experiência na área de gestão em empresas multinacionais do setor de tecnologia, Couy já atuou em cargos de Supervisão, Direção, Marketing & Vendas. Anteriormente, foi vice-presidente de mobilidade para a Positivo Informática, onde teve a oportunidade de planejar o desenvolvimento da divisão de telefonia celular e gerir a equipe técnica responsável pelo plano de negócios da área.

O executivo também passou pela Megaware Industrial, onde começou como diretor e, em poucos anos, tornou-se CEO. Na ocasião, Couy atuou como líder de mais de 800 funcionários, supervisionando o planejamento estratégico, vendas e equipe. Além disso, criou um canal de vendas de revendedores diretos, supervisionou o desenvolvimento de produtos e soluções sob medida para nichos de mercado.

Já na empresa Bell Microproduts, foi diretor de vendas responsável pela avaliação e planejamento de novos produtos, controle de metas e gerenciamento da equipe de vendas e marketing. Antes disso, Couy trabalhou também como diretor regional de vendas para Flyetch, gerente -geral da Tech Shop e foi proprietário da PC Trade Computers.

Atualmente, a Acer está focada no crescimento na América Latina e, recentemente, conquistou a liderança no market share de notebooks para consumo e para gamers na região. O General Manager é responsável por manter a crescente presença da marca na região e motivar e direcionar seu time.