Parceiro da Engie Brasil Energia, o Instituto Maria da Penha fomenta o eixo “Nossa Integridade” do programa Mulheres do Nosso Bairro.
Criada com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei que leva o nome de Maria da Penha, a campanha Agosto Lilás prevê diversas ações para enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Para tratar desse tema, o próprio Instituto vai fazer uma roadtrip para sensibilização do tema, em uma ação realizada em conjunto por 15 empresas.
Parceiro da Engie Brasil Energia, o Instituto Maria da Penha fomenta o eixo “Nossa Integridade” do programa Mulheres do Nosso Bairro, criado pela companhia em 2020 para apoiar o empreendedorismo feminino. O eixo apresenta orientações sobre mecanismos de apoio às mulheres vítimas de violência, como forma de conscientização.
—Acreditamos que para uma mulher romper com o ciclo da violência é necessária uma série de ações sequenciadas e o envolvimento de todo o circuito social. As empresas estão cada vez mais assumindo esse papel de transformadores sociais e entendendo que podem ser uma porta de saída para as mulheres em situação de violência e com isso estão mais engajadas em passar informações para suas colaboradoras e colaboradores, fomentando ações internas de apoio às mulheres a romperem com o ciclo da violência que possam estar vivenciando e ressignificarem suas vidas. A informação salva vidas— comenta Conceição de Maria, cofundadora e superintendente do Instituto Maria da Penha.
Pensando em ampliar ainda mais os impactos positivos desse programa, grandes empresas que atuam no estado reuniram forças para promover a Jornada Agosto Lilás, uma sequência de palestras do Instituto em cinco municípios do estado, para um público estimado de 700 pessoas, incluindo também a participação de homens, para fins de sensibilização.
—Entendemos a importância do nosso papel para contribuir com uma transformação positiva na sociedade. O enfrentamento à violência contra a mulher é um tema complexo que exige o envolvimento de todo o circuito social. Agradeço aos parceiros que se juntaram a nós nessa campanha tão sensível. Nossa companhia apoia amplamente essa causa, homens e mulheres unidos para o bem comum —afirma o diretor-presidente e de Relações com Investidores, Eduardo Sattamini.
O projeto é realizado a partir de outro programa da Engie, o Parcerias do Bem, criado para unir esforços entre organizações a fim de ampliar os resultados de projetos socioambientais. A Jornada Agosto Lilás conta com o apoio da Celesc, Grupo DVA, Portobello, Portonave, Grupo Malwee, WEG, Instituto Martinelli, Ciser, Porto Itapoa, Multilog, Fort Atacadista, Goedert. O Consulado da Mulher (da Whirpool) e Sebrae Delas também apoiam a ação.
—Equidade de gênero é uma das metas prioritárias da Engie e acreditamos que só é possível conquistá-la se unirmos nossos melhores recursos para apoiar as mulheres em todas as dimensões, extrapolando o ambiente de trabalho, de forma a oferecer-lhes mais segurança e dignidade. Temos muito orgulho desses dois projetos e é uma grande honra poder usá-los como uma ponte para conectar tantos agentes em prol de uma causa tão urgente —comenta Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie Brasil Energia.
Parcerias do Bem —O Programa Parcerias do Bem — criado pela Engie em 2021 — reúne e disponibiliza várias iniciativas de responsabilidade social da companhia aos seus clientes e parceiros, visando dessa forma ampliar o alcance das iniciativas e multiplicar o bem. O Programa Parcerias do Bem está alinhado ao 17º objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU e demonstra a atuação da ENGIE para além da esfera comercial, construindo uma relação de valor com clientes, parceiros e comunidades.