Etienne Sanz de Acedo, CEO da INTA
Maior entidade de proprietários de marcas do mundo. Encontros com membros da International Trademark Association (INTA) serão realizados em Brasília nos dias 23 e 24 de agosto (quarta e quinta-feira).
Em junho, Marcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anunciou o compromisso do governo brasileiro de reduzir o tempo de atraso no registro de marcas e patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) até 2026. Para perseguir este objetivo, autoridades do MDIC se reunirão nos dias 23 e 24 de agosto(quarta e quinta-feira), com membros da delegação brasileira da International Trademark Association (INTA), considerada a maior entidade de proprietários de marcas do mundo.
O primeiro compromisso da delegação, formada por Etienne Sanz de Acedo, CEO da INTA, Elisabeth Siemsen, diretora do Conselho da INTA, e Carolina Belmar, chefe de escritório da INTA na América Latina, será realizado no dia 23 (quarta-feira) às 16 horas, na sede do MDIC. Eles se encontrarão com as principais autoridades no tema dentro do governo brasileiro: Juliana Ghizzi Pires, diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade, Miguel Carvalho, Coordenador-Geral de Propriedade Intelectual, Natália Semeria Ruschel, coordenadora de Propriedade Intelectual, e Sara de Sousa Coutinho, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual.
Já no dia 24 (quinta-feira), às 11 horas, a equipe da INTA fará uma reunião com Andrea Macera, cecretária de Competitividade e Política Regulatória no MDIC. O encontro também será na sede do Ministério.
A International Trademark Association (INTA) — Fundada em 1878 nos Estados Unidos da América, a International Trademark Association (INTA) é uma organização internacional de proprietários de marcas e profissionais dedicada a promover a confiança do consumidor, o crescimento econômico e a inovação no âmbito das marcas e da Propriedade Intelectual. Atualmente, mais de 6 mil organizações e aproximadamente 34 mil membros individuais (incluindo estudantes e acadêmicos) de 181 países estão associados à INTA. Na América Latina e na região do Caribe, esses números chegam a 650 organizações e 2.900 indivíduos. O Brasil, entretanto, se destaca por ser o país da região com o maior número de membros na INTA: são 95 empresas e 550 indivíduos associados. Além disso, a INTA Foundation financia a especialização de estudantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).