arte-vitralista

17/08/2023

Arte vitralista Marianne Peretti no Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores recebeu no dia 16 de agosto de 2023(quarta-feira), doação de escultura em bronze de autoria da artista franco-brasileira Marianne Peretti (1927-2022).

Nascida em 1927 em Paris, de pai brasileiro e mãe francesa, a pintora, escultora, vitralista e desenhista transferiu-se para o Brasil na década de 50. Era a única mulher entre os artistas pioneiros a colaborarem com Oscar Niemeyer, em seus projetos de integração arte-arquitetura, que marcam o conjunto arquitetônico-urbanístico brasiliense.

A arte de Peretti adorna alguns dos principais edifícios públicos de Brasília, como o Congresso Nacional, o Palácio do Jaburu, o Memorial Juscelino Kubitschek, o Teatro Nacional, o Panteão da Pátria e o Superior Tribunal de Justiça. São de sua autoria, ademais, os vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília.

A incorporação de uma primeira obra de Marianne Peretti à coleção do Palácio Itamaraty, vontade manifestada em 2017 pela artista e concretizada graças à generosidade de sua família, enriquece o acervo histórico e artístico sob a guarda do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. O Palácio Itamaraty, concebido como edifício que atende ao propósito de apresentar o Brasil ao mundo, foi construído de modo a destacar o uso de materiais nacionais. Abriga primordialmente obras de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros — como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Candido Portinari, Emanoel Araújo, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Roberto Burle Marx, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo, Tomie Ohtake e, agora, Marianne Peretti.