cruzeiro-do-sul

15/08/2023

Cruzeiro do Sul Educacional registra lucro de R$ 48 milhões no 2T23

Receita líquida do grupo subiu 12%, para R$ 602 milhões, com destaque para o aumento da captação de alunos e melhora da margem financeira.

A Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, anuncia no dia 14 de agosto (segunda-feira ) os resultados financeiros referentes ao 2º trimestre de 2023. O grupo registrou lucro líquido de R$ 48 milhões, o que representa alta de 226,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A receita líquida alcançou R$ 602 milhões, alta de 12,1% no comparativo anual.

O destaque do segundo trimestre de 2023 foi a melhora na captação de alunos, que registrou alta de 23,7% na comparação com o segundo trimestre de 2022, sendo que o crescimento da modalidade EAD chegou a 31,1%, enquanto a captação de alunos da graduação presencial subiu 8,1%. A Cruzeiro do Sul Educacional finalizou o trimestre com aproximadamente 468 mil alunos, com destaque para os cursos da área de saúde. A base de estudantes na modalidade presencial aumentou 10,0%, e a da graduação digital, 26,7%, totalizando uma alta de 20,7% na base total.

—Os resultados dosegundo trimestre de 2023 indicam que a evolução da estratégia definida no ano passado e as mudanças no modelo operacional estão na direção correta, pois estamos crescendo de forma relevante e rentável e, ao mesmo tempo continuando a prover serviços educacionais de qualidade —explica Fábio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul Educacional.

Entre outros destaques financeiros, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 188 milhões (+18,1% a.a.), enquanto a margem Ebitda ajustada subiu 159 bps, para 31,3%. A geração de caixa operacional (GCO) cresceu 151,1% no segundo trimestre de 2023 versus o segundo trimestre de 2022, totalizando R$ 58 milhões entre abril e junho deste ano. Já a relação da dívida líquida/Ebitda ajustada encerrou o trimestre em 1,5 vez.

No período, Fossen destaca ações realizadas pelo grupo durante o segundo trimestre, como a implementação de parcerias com grandes empresas, a exemplo do Google Cloud e FURIA, que reforçam o objetivo da Cruzeiro do Sul Educacional em expandir seu portfólio para novos perfis de alunos. —A indústria de tecnologia vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e essas colaborações refletem nosso esforço em acompanhar as tendências do mercado e capacitar e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no setor— afirma o CEO.

A parceria com a FURIA, uma das mais importantes organizações do mundo no cenário dos esportes eletrônicos, tem como objetivo promover a formação e capacitação de profissionais no campo do esports, por meio de cursos e eventos voltados para o segmento. Além disso, engloba o patrocínio das equipes FURIA, ativações, bolsas de estudo para atletas, estágio na empresa de esportes eletrônicos e o lançamento do Gaming Institute, plataforma voltada ao desenvolvimento de cursos para o universo gamer.

Já a iniciativa com o Google Cloud inclui o oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação à distância na área de tecnologia. A parceria surgiu após as empresas observarem a baixa empregabilidade no setor, resultando em cursos com laboratórios de prática e aprendizagem do Google Cloud, projetos práticos, aulas ao vivo e certificações e micro skill badges.