Portfólio robusto de soluções B-Cycle auxilia na superação dos desafios de cada etapa da reciclagem mecânica para garantir qualidade superior ao plástico. Programa Circulaí ressignifica refugo de poliamida 6 e 66 e fomenta a utilização de materiais com conteúdo reciclado. Soluções para reciclagem mecânica e ressignificação de compostos de poliamidas serão apresentadas pela BASF.
A BASF vai apresentar suas soluções para reciclagem mecânica de plástico e circularidade de poliamidas no Seminário Internacional de Sustentabilidade e Reciclagem de Plásticos, Recy-Plastech 2023, realizado em 16 e 17 de agosto(quarta e quinta-feira), no Auditório da Abimaq. No primeiro dia, o especialista técnico de Materiais de Performance da BASF, Rodrigo Pereira, vai apresentar o painel “Reciclagem Mecânica de Poliamidas: Desafios e tendências em aplicações técnicas”.
—Será uma ótima oportunidade para a troca de informações e oportunidades de novos desenvolvimentos nesse fórum que reúne especialistas e profissionais engajados no propósito de fomentar a economia circular garantindo uma nova vida para os plásticos— afirma Jade Rodriguero Dino, do marketing de Aditivos para Plásticos da BASF para a América do Sul.
Com o objetivo de conferir qualidade ao plástico reciclado para que seja a melhor opção de matéria-prima para os fabricantes, a empresa desenvolveu o portfólio B-Cycle, que apoia todas as etapas da reciclagem mecânica. Para fazer a separação correta e evitar o excesso de rejeito que a diferenciação a olho nu acarreta, há a tecnologia trinamiX NIR, um dispositivo portátil de espectroscopia de infravermelho que identifica com precisão composição dos plásticos e oferece, inclusive, uma sofisticada análise de dados.
Há também diversas soluções para a etapa de limpeza. O lançamento mais recente é o produto 3 em 1, Soluprat Superfície B-Cycle, que é biodegradável e tem ação detergente, antiodor e antiespuma. Ele atende aos requisitos necessários para simplificar, agilizar e garantir a eficácia da lavagem ao eliminar sujeira, matéria orgânica e gordura, por exemplo.
Para o processo de extrusão e peletização, fase em que o resíduo plástico está mais suscetível à degradação térmica e oxidativa, os aditivos da linha IrgaCycle™ oferecem estabilidade ao processo, melhoram as propriedades mecânicas e conferem proteção térmica de longa duração para prevenir a degradação. Há blendas que incorporam coestabilizantes, que ajudam no processo de recuperação e injeção.
Circulaí —O negócio de Materiais de Performance, que produz compostos de poliamidas 6 e 6.6, criou o programa Circulaí, com o objetivo de ressignificar o refugo desses materiais e fomentar a utilização de materiais com conteúdo reciclado, favorecendo a rastreabilidade e retorno em aplicações de vida longa. A iniciativa é o foco da do painel apresentado por Rodrigo Pereira.
Com um time de especialistas em reutilização de recurso, resgate de sobras e melhoria de processo, o programa prepara os clientes e parceiros para a vivência da economia circular e reciclagem na prática.
OUltramid® A3WG6 RC, feito a partir de poliamida reciclada, é um material com menor uso de fonte fóssil, de alta performance, com estabilidade confiável.
Os aditivos para plásticos da BASF — A BASF é um fornecedor líder, fabricante e parceiro de inovação de aditivos para plásticos. Seu abrangente e inovador portfólio de produtos inclui estabilizadores que proporcionam facilidade de processamento, resistência ao calor e à luz para uma variedade de polímeros e aplicações, incluindo artigos moldados, filmes, fibras, chapas e perfis extrudados. Mais informações sobre aditivos para plásticos no site.
Materiais de Performance da BASF —O negócio de Materiais de Performance da BASF está na vanguarda da tão necessária transformação sustentável em plásticos. Nossos produtos são criados em conjunto com clientes em todo o mundo para trazer inovações para quatro grandes setores da indústria – transporte, bens de consumo, aplicações industriais e construção. Nosso P&D se concentra em todas as etapas da jornada do plástico: Fabricar, Usar e Reciclar. A fase MAKE trata de melhorar a forma como os plásticos são feitos, desde o design do produto até a escolha das matérias-primas e o próprio processo de fabricação. A fase USE aumenta os pontos fortes dos plásticos, como leveza, robustez e resistência térmica. No final do ciclo de vida do produto, a fase Reciclar analisa como fechar o ciclo para alcançar uma economia circular. Em 2022, a divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 8,5 bilhões.
BASF — Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.