abcomm-estima

15/08/2023

ABComm estima um crescimento de 5% das vendas online

E especialistas falam de prática que podem otimizar a expansão de empresas brasileiras.Diretoras da Accrom Logística Internacional destacam os benefícios e as tendências do sourcing.

A logística internacional desempenha um papel vital no cenário global de comércio, conectando empresas e consumidores em diferentes partes do mundo. Para enfrentar os desafios complexos e competitivos desse ambiente, organizações de grande e pequeno porte buscam pelo sourcing, uma estratégia de ajuda externa para obter fornecedores e produtos no exterior. Especialistas em mercado internacional destacam a importância do método como uma estratégia-chave para alcançar esses recursos.

De acordo com a sócia-diretora da Accrom Logística Internacional, Cristiane Fais, ao buscar parceiros e fornecedores globais, as empresas brasileiras têm a oportunidade de aproveitar conhecimentos e tecnologias avançadas que podem impulsionar a inovação e melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos. —Dentre os benefícios, o sourcing é uma estratégia eficaz para empresas que buscam otimizar suas operações globais, reduzir custos, mitigar riscos e garantir conformidade com as complexas regulamentações comerciais e aduaneiras—explica Fais.

E-commerce impulsiona procura por novos produtos —De acordo com as projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor de e-commerce no Brasil deverá alcançar um faturamento de R$ 185,7 bilhões em 2023. A entidade prevê não apenas um aumento de 5% nas vendas neste ano, mas também aponta para um crescimento contínuo dessa atividade, estimando que o valor chegue a R$ 273 bilhões até o ano de 2027.

—Observamos cada vez mais a crescente por produtos inovadores, isso vem atrelado ao aumento do e-commerce no país, a população brasileira compra mais da internet, isso pede para que os empresários inovem e procurem atrativos para vender de forma online aqui no país, o sourcing é a melhor opção para otimizar esse processo— explica a diretora Cristiane Fais, da Accrom.

O que é sourcing? O sourcing refere-se à prática de buscar recursos, suprimentos e serviços externos para atender às necessidades de uma organização. As empresas que desejam desenvolver e melhorar seus processos de importação, contratam os serviços de uma organização especializada na área de Comércio Exterior e Compras Internacionais, que vão identificar e desenvolver a melhor estratégia de compra, aumentando a capacidade de encontrar opções mais competitivas em termos de preço, qualidade e disponibilidade.

—Um dos pontos que enfatizamos é a economia gerada, apesar da tecnologia, das facilidades de comunicação que temos com o mundo, ter uma pessoa in loco para encontrar o melhor fornecedor e produto são imprescindíveis para a redução de custos e melhor competitividade de mercado— comenta Andrea Romani, sócia-diretora da Accrom Logística Internacional.

O serviço permite que empresas acessem recursos e conhecimentos especializados que podem não estar disponíveis internamente. Isso inclui a utilização de tecnologias avançadas, análise de dados, expertise em regulamentações aduaneiras e uma vasta rede de parceiros logísticos em diferentes países.

Romani também explica os benefícios indiretos do sourcing: —Foco no core business, ao delegar as operações logísticas, as empresas podem se concentrar em suas competências centrais e outras atividades estratégicas como o marketing e outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do negócio— afirma.

Tendências do sourcing —A Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e blockchain, podem ser algumas das tendências a serem aplicadas nas novas operações do método sourcing. —Essas tecnologias permitem uma maior visibilidade e rastreabilidade dos produtos em trânsito, redução de erros e tempos de entrega mais curtos, elas estarão cada vez mais presente no comex —declara Andrea Romani.

À medida que o mercado global se torna cada vez mais interconectado, o sourcing emerge como uma estratégia imprescindível para empresas brasileiras que buscam fortalecer sua posição competitiva e conquistar novas oportunidades de crescimento.

A sustentabilidade, transparência e a responsabilidade social estão se tornando fatores essenciais na seleção de parceiros logísticos internacionais. —As empresas estão buscando parceiros comprometidos com práticas sustentáveis— finaliza Romani.