mpor-premia

11/08/2023

MPor premia as melhores práticas de gestão dos portos brasileiros

É a quarta edição do Portos + Brasil estimula a eficiência e competitividade entre os empreendimentos portuários.

Brasil registrou no primeiro semestre deste ano o melhor resultado da série histórica na movimentação portuária, com mais de 616 milhões de toneladas de cargas transportadas. Um resultado 6,38% maior que o apurado no mesmo período de 2022, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Para celebrar esse recorde, nada mais oportuno que reconhecer as boas práticas de gestão dos portos com a entrega do prêmio “Portos + Brasil”. Premiação esta, que foi criada em 2020 pelo  Ministério da Infraestrutura (MInfra), cujo ministro era Tarcísio de Freitas, e Governo Bolsonaro. O prêmio era entregue através da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários(SNPTA), do titular da pasta Diogo Piloni.

Em sua quarta edição, a premiação é um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs).

O evento, foi promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos(MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, reuniu no Clube Naval de Brasília, o ministro Márcio França, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, o almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), da Marinha do Brasil, os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, do Maranhão, Carlos Brandão, e de Rondônia, Marcos Rocha, além de inúmeros parlamentares e dos principais atores do setor portuário brasileiro.

Em seu discurso, o ministro Márcio França destacou a participação do setor portuário na história do desenvolvimento econômico do país e apontou os desafios para os próximos anos. —Através dos portos, o Brasil cresceu e acabou se tornando uma nação importante no mundo. Temos a vantagem de contar com um modelo híbrido de portos públicos e privados e agora caminhamos para baratear o custo —afirmou.

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MPor, Fabrizio Pierdomenico, reforçou o propósito do prêmio como mecanismo de incentivo na busca pela excelência na gestão portuária. —O que queremos são portos competitivos, que possam fazer um comércio exterior de forma rápida e barata e é justamente isso que o prêmio procura estimular—.

Premiação — A empresa pública estadual Portos do Paraná levou o principal troféu da noite, na categoria “Prêmio IGAP”, resultado da somatória de 15 indicadores do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP), principal balizador da administração dos portos públicos brasileiros.

Os três primeiros colocados em cada uma das dez categorias do “Portos + Brasil” foram definidos com base na análise de critérios de eficiência na gestão financeira, logística e operacional dos terminais. A seguir as categorias e os respectivos premiados.

Ranking IGAP: 1º Lugar: Portos do Paraná | 2º Lugar: Emap – Empresa Paraense de Administração Portuária | 3° Lugar: Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros.

Avanço IGAP : 1º Lugar: Companhia Docas de São Sebastião | 2º Lugar: SCPAR – Porto de Imbituba | 3° Lugar: Companhia Docas de Santana.

Execução de Investimentos Planejados: 1º Lugar: Companhia Docas da Paraíba | 2º Lugar: Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros | 3° Lugar: Porto de Itajaí.

Variação do Lucro Operacional – Ebitda: 1º Lugar: Portos do Paraná | 2º Lugar: Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia | 3° Lugar: Companhia Docas do Ceará.

Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos: 1º Lugar: CDP – Porto de Santarém | 2º Lugar: Suape – Porto de Suape | 3° Lugar: APS – Porto de Santos.

Crescimento da Movimentação Total dos TUPs: 1º Lugar: Terminal Vila do Conde | 2º Lugar: Terminal de Grãos Ponta da Montanha | 3° Lugar: Terminal Portuário de Cotegipe.

Crescimento da Movimentação “Granel Sólido”: 1º Lugar: Terminal Vila do Conde | 2º Lugar: Terminal de Grãos Ponta da Montanha | 3° Lugar: Companhia Docas do Pará – Porto de Santarém.

Crescimento da Movimentação “Granel Líquido”: 1º Lugar: Suape – Porto de Suape | 2º Lugar: Terminal Aquaviário de Madre de Deus | 3° Lugar: Cattalini Terminais Marítimos.

Crescimento da Movimentação “Carga Geral”: 1º Lugar: APS – Porto de Santos | 2º Lugar: Portos do Paraná – Porto de Paranaguá | 3° Lugar: DP World Santos.

Crescimento da Movimentação “Contêineres”: 1º Lugar: PortosRio – Porto do Rio de Janeiro | 2º Lugar: Porto de Itapoá | 3° Lugar: DP World Santos.