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10/08/2023

O pai é uma joia rara

A moda masculina está cada vez mais livre dos padrões tradicionais e o cenário de joias para homens não é diferente. As marcas têm apostado na criação de peças mais ousadas e modernas, utilizando cores, brilhos e até pedras preciosas. Em 2021, o setor de joias masculinas foi estimado em US$ 6,5 bilhões. E esse crescimento nas vendas de joias para homens, deve aquecer ainda mais a data que se aproxima: o Dia dos Pais. A celebração que acontece no próximo domingo, 13 de agosto, será uma oportunidade para os pais descolados e tradicionais ganharem uma joia de presente dos filhos.

Além das boas perspectivas e o aquecimento do mercado, as joias masculinas ganham atenção especial das marcas, que antes focavam somente em joias femininas exclusivas para mulheres. Já se foi o tempo em que acessório para homem era apenas relógio de pulso e abotoaduras. Nos últimos anos, o que vemos nas vitrines das joalherias são anéis, pulseiras, colares e até brincos voltados para os homens.

As joias fazem parte da sociedade desde os períodos antigos. Em épocas em que o homem não tinha sequer ferramentas para extrair metais ou pedras preciosas na natureza, ele dava um jeito para se enfeitar e ficar bonito. Materiais bruscos como ossos, sementes, rochas e dentes de animais, lapidados de forma simples, eram usados como adornos, em volta dos braços e pescoços.

Quanto mais civilizada uma sociedade se tornava, mais importância ganhavam os acessórios. Para a nobreza, por exemplo, as joias eram símbolo do poder de um monarca, um indicador de sua riqueza e o direito de conquistar o trono. Já para padres e xamãs, os acessórios tinham um significado sagrado. Alguns acreditavam que a forma e o material utilizados contribuíam para a conexão com a divindade.

A moda é isso. Acima de tudo, ela permite várias formas de expressão e comportamento. Talvez seja por isso que os anéis masculinos, por exemplo, se tornaram um ícone com muitos significados: anel masculino no polegar, herança ancestral/força interior; anel masculino no indicador, ofício/autoestima; anel masculino no médio, metas/limitações; anel masculino no anelar, envolvimento amoroso/desejos; e anel masculino no mindinho, comunicação/habilidade mental.

. Por: Joalysson Conrado, designer de joias, fundador da marca Jeecler