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10/08/2023

ArtRio chega a sua 13ª edição com investimento 25% maior

ArtRio é considerada uma grande plataforma de comunicação para marcas que querem falar sobre arte com diferentes públicos. Em 2023, 14 marcas de diferentes segmentos estão presentes na agenda anual da ArtRio, com investimento total 25% superior ao ano passado.

A ArtRio tem iniciativas e programação que vão muito além das datas da feira de arte que acontece em setembro, no Rio de Janeiro. Desde sua 1ª edição, em 2011, sua proposta sempre foi ter um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos. Com esse pensamento, a ArtRio estimula o mercado e promove debates sobre grandes temas, como também foca na acessibilidade, levando conhecimento a diferentes públicos. Em 2023, o investimento total de patrocinadores e apoiadores da plataforma é 25% superior ao do ano anterior.

— É muito importante quando as marcas compreendem o potencial da Arte como uma plataforma para falar com diferentes públicos, incluindo a acessibilidade e educação na agenda de todos, e mostrando como a cultura representa o potencial de nosso país— indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

— A ArtRio, além de promover experiências na parte cultural ao seu público, também vem provocando no setor um interessante potencial de realização de negócios entre galerias, artistas e o público. Dentro desse movimento, a edição de 2023 da ArtRio será ocupará um espaço 20% maior na Marina da Glória, em relação à última edição — revela Fernanda Cozac, diretora de Marketing da Dream Factory.

Em 2023, a 13ª edição da ArtRio acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, e conta com o patrocínio e apoio de 12 marcas, todas realizando ativações e promovendo experiências para diferentes segmentos. A apresentação da ArtRio tem as assinaturas da PRIO e do Instituto Cultural Vale.

Engajada na missão de democratizar o acesso à arte e cultura no Rio de Janeiro, a petroleira carioca PRIO participa pela primeira vez da ArtRio. Ela assina o ArtRio Social, com a realização de atividades artísticas e pedagógicas em parceria com ONGs e instituições, ampliando os horizontes de centenas de crianças, jovens e adultos através da arte e cultura. Entre as atividades estão visitas guiadas a museus e instituições e à feira de arte, sempre com o acompanhamento de arte educadores. A PRIO também patrocina o Collectors Program, que traz importantes colecionadores do Brasil e do exterior para visitar a feira, além de uma agenda especial de visitas a ateliês e coleções privadas. Na Marina da Glória, a empresa terá um lounge para convidados além de ativações para os visitantes.

O Instituto Cultural Vale assina, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio FOCO, dedicado a artistas com até 15 anos de carreira e que vai selecionar seis artistas para residências artísticas em diferentes cidades do país. Durante a feira de arte, também realiza o Conversas ArtRio, com temas ligados ao mercado de arte como colecionismo, questões legais e de catalogação, carreiras artísticas e educação, entre outros.

A cerveja Becks, patrocinadora, estará presente nos bares da ArtRio durante o evento, assinando o mezanino da área externa e realizando um momento de celebração com o sunset todos os dias. A marca apoia também o CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte, que tem como objetivo aproximar o público das artes visuais, estimulando a visitação às galerias.

A administradora de shopping centers Aliansce Sonae realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o ArtRio Educação, que leva para dentro dos shoppings da rede mostras interativas possibilitando conhecimento sobre arte, movimentos artísticos e artistas para um público diverso. A meta é estimular o contato e a interação levando cultura para os espaços diários das pessoas. Em 2023 a ação terá como tema Arte Popular Brasileira. O Shopping Leblon realiza no mês de agosto o Intervenções das Arte, levando obras de artistas para o espaço do mal, além de assinar visitas guiadas para convidados.

A RIOGaleão vai apoiar a produção do Pílulas de Arte, programetes que são exibidos no Canal CURTA!. Na Marina da Glória, assinam o programa Vista, seleção de galerias com até dez anos de atividades que participam da feira, e terão um espaço para ativações.

A Rede Windsor de Hotéis é a rede oficial da ArtRio, recebendo os convidados VIPs, curadores e colecionadores. A Amsterdan Sauer, reconhecida por sua tradição em joias, estará presente na feira com coleção especial de peças, além receber convidados para visitas guiadas ao evento. A PUIG apresentará suas marcas representadas e a VIVO irá colocar tótens para recarga de celular pata atender os visitantes.

O IBMEC/Instituto YDUQS tem um importante projeto de visitação focados em seus alunos de diferentes cursos. A turma de Comunicação, por exemplo, gera conteúdo para a TV e as redes sociais da instituição.

O gin Bombay, também presente na ArtRio, terá um bar de drinks e ações especiais e a Alta Diagnósticos pela primeira apoia a plataforma de arte. A ALAMaster é apoiadora do evento com toda a tecnologia de monitoria de segurança.

O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.

A realização da ArtRio é da BEX Produções e da Dream Factory. | www.artrio.com | #artrio | #artrio2023 | #compartilhearte