exportacoes-abimo

09/08/2023

Exportações brasileiras de dispositivos médicos somaram US$ 433,5 milhões no 1S23, diz Abimo

E, segmento de reabilitação foi destaque. Entre os principais importadores da tecnologia brasileira estão os Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia, Chile e Bélgica.

Após apresentar crescimento de 14,13% em 2022, as exportações brasileiras de dispositivos médicos já somam US$433,5 milhões em 2023. No primeiro semestre deste ano, o destaque foi o segmento de reabilitação, que registrou crescimento de 26,52%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Dos US$ 47,12 milhões exportados em produtos desse segmento este ano pelo Brasil, 60,59% referem-se à comercialização de artigos e aparelhos ortopédicos, categoria de produtos que contempla os dispositivos utilizados na prevenção e correção de deficiências, bem como sustentação e amparo de partes do corpo após uma doença, cirurgia ou fratura.

O desempenho das exportações nacionais no primeiro semestre está ligeiramente inferior ao do mesmo período de 2022, registrando decréscimo de 3,9%. A diminuição deveu-se principalmente pela retração de 20% nas vendas internacionais do segmento de laboratório, que vem apresentando queda nas exportações nos últimos dois anos, visto a diminuição da demanda de produtos relacionados ao combate a pandemia de covid-19. O segmento experimentou alta de 89,5% nas exportações em 2020, impulsionadas principalmente pela venda de reagentes de diagnóstico de laboratório.

—Passados dois anos, e com a diminuição de confirmações de casos da doença, o valor tem se aproximado ao desempenho pré-pandêmico, tendo fechado 2022 com valor apenas 29% superior ao registrado em 2019 —comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos(Abimo).

Na contramão do setor, as exportações das fabricantes nacionais associadas ao Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Abimo em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), cresceram 10% no primeiro semestre de 2023, quando comparadas com o mesmo período de 2022. —Os índices positivos são reflexos das estratégias eficientes elaboradas pelo projeto, que analisa as melhores oportunidades de internacionalização, observando mercados atrativos e potenciais para a indústria nacional —diz Larissa.

Evidenciando o bom desempenho do projeto, aumentou também neste semestre o percentual de representação das exportações das fabricantes associadas frente ao montante nacional. De janeiro a junho de 2023, as exportações das empresas do BHD representaram 13,2% do total exportado pelo país, maior valor registrado desde 2019. Houve ainda nesse período, crescimento médio de 35,1% nas exportações para países onde o BHD realizou ações de promoção comercial nos últimos 12 meses.

Principais países consumidores — O continente americano segue como o principal importador da tecnologia brasileira. Do total exportado neste primeiro semestre, 65% foi destinado a países da região, sendo os Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia e Chile os principais destinos das vendas do Brasil nesse período. O continente Europeu representou 23,45% do total exportado e Ásia, África e Oceania somaram 11,55% do total.

Entre as empresas associadas ao BHD, o percentual de vendas para países da América é parecido com o do nacional: 63,28%. No projeto, no entanto, nações asiáticas foram responsáveis por 20,3% do total de exportações. —Podemos mencionar, aqui, que Abimo e ApexBrasil promoveram a participação de indústrias brasileiras em feiras realizadas nessa região, a exemplo da SinoDental, na China, e da IDEX, na Turquia — diz Larissa. Europa, África e Oceania, em conjunto, receberam 16,42% dos produtos das fabricantes associadas.

Abimo — A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a Abimo expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

O Brazilian Health Devices — O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela Abimo em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

ApexBrasil A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.