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05/08/2023

Wärtsilä fornecerá motores auxiliares movidos a metanol para 6 navios porta-contêineres CMA CGM

O motor de metanol Wärtsilä 32 flexível em combustível pode operar com metanol, HFO, MDO e biocombustível líquido © Wärtsilä Corporation.

O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá motores auxiliares movidos a metanol para a companhia marítima francesa CMA CGM. Os motores foram encomendados para seis navios porta-contêineres de 15.000 TEU que estão sendo construídos no estaleiro de construção naval de Dalian, na China. O pedido foi registrado pela Wärtsilä no segundo trimestre de 2023.

Os seis navios porta-contêineres serão os primeiros navios CMA CGM encomendados para operar com combustível de metanol. A escolha do metanol é considerada central para as atuais ambições de descarbonização da empresa; pois operar um motor com metanol produz menos poluentes do que o diesel e pode ser produzido a partir de fontes de energia renováveis ​​e sustentáveis.

—Nossa meta é atingir a neutralidade de carbono até 2050. Ao equipar nossa futura frota com sistemas de metanol, estaremos dando uma grande contribuição para atingir essa meta. Por esse motivo, exigimos a experiência e a liderança tecnológica que a Wärtsilä oferece no desenvolvimento de motores confiáveis, capazes de operar com novos combustíveis marítimos sustentáveis— disse Xavier Leclercq, vice-presidente da CMA SHIPS.

—Trabalhamos em estreita colaboração com a CMA CGM por muitos anos, com ambas as empresas compartilhando o compromisso de descarbonizar as operações marítimas. Estamos, portanto, honrados por termos sido selecionados para fornecer os motores movidos a metanol para essas novas embarcações. Esperamos continuar a colaborar com a CMA CGM na criação de soluções de transporte mais responsáveis, mais eficientes e mais sustentáveis ​​para a indústria— disse Roger Holm, presidente do negócio Marine Power da Wärtsilä.

Para cada uma das embarcações, o escopo completo da Wärtsilä inclui três motores Wärtsilä 32M de seis cilindros e um de sete cilindros equipados com sistemas de redução catalítica seletiva (SCR). A entrega do equipamento está programada para o final de 2024, e a entrega da embarcação está prevista para o outono de 2025.