Capacidade Máxima, programa de treinamento para profissionais da rede de Postos Petrobras, vai formar frentistas para se comunicar com surdos e deficientes auditivos.
A Vibra num marco importante para aumentar a inclusão e a excelência do atendimento nos postos de combustíveis de sua rede, começou no dia 1º de agosto (terça-feira) a oferecer o curso “Guia do Padrão de Atendimento em Libras” dentro do Capacidade Máxima, programa de treinamento para profissionais dos Postos Petrobras. A iniciativa, que é pioneira no Brasil – nenhuma outra rede de postos oferece esse treinamento – vai capacitar profissionais que atuam diretamente com o consumidor – frentistas, gerente de pista, lubrificador. O objetivo é capacitar os funcionários dos postos a se comunicarem de maneira eficiente e empática com a comunidade surda e deficiente auditiva.
Desenvolvido em parceria com as agências Miolo Birô – que oferece soluções em educação e comunicação corporativa e com a Somos Inclua, especializada em Libras e em acessibilidade comunicacional, o curso será oferecido de forma online, para alcançar o maior número possível de colaboradores da rede de revenda. Os conteúdos terão linguagem simples e bastante interatividade, com utilização de imagens e vídeos, para garantir que os profissionais adquiram habilidades práticas e aplicáveis em suas atividades do dia a dia.
—A Vibra está comprometida em tornar nossos postos de combustíveis cada vez mais acolhedores para todos. Queremos oferecer uma experiência calorosa e inclusiva a cada pessoa que nos visita, por isso, a capacitação da equipe é fundamental. É muito importante para os nossos parceiros que seus times sejam treinados e preparados para prestarem um atendimento de excelência nos postos, agregando mais valor ao negócio —explica Vanessa Godilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
O curso abordará conceitos e noções básicas para guiar os frentistas no atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Num primeiro momento, serão abordados a importância da comunicação; os perfis de consumidores com essas características. Em seguida, saudações e cumprimentos; sinais de atendimento e sinais numéricos. Além de promover a acessibilidade, o curso também visa a conscientização sobre a cultura surda e suas particularidades, com o objetivo de proporcionar um atendimento verdadeiramente inclusivo e respeitoso.
Capacidade Máxima — O Capacidade Máxima é o programa de capacitação exclusivo dos postos Petrobras e suas franquias, com o objetivo de promover o aprimoramento na gestão do negócio e a excelência no atendimento aos nossos consumidores. O nosso público-alvo são revendedores, franqueados, frentistas, gerentes de pista, gerentes de loja, promotores de loja e lubrificadores. O Capacidade Máxima atua em treinamentos EAD, presenciais, lives, podcasts, workshops, etc. A plataforma online conta com mais de 80 cursos disponíveis ao público que pode ser acessada de qualquer lugar. No celular, pode ser acessado em WebApp, formato que não pesa e não requer memória do celular. O programa realiza treinamentos de atendimento, produtos e serviços, segurança, vendas, ESG, desenvolvimento pessoal, e muito mais. Além de se capacitarem, o programa é integrado ao programa de incentivo e os usuários podem receber até R$ 30,00 pelos treinamentos concluídos. O Capacidade Máxima Ao todo, mais de 400 mil treinamentos já foram concluídos no programa desde 2020 e mais de 25 mil participantes capacitados.