cardiovascular

04/08/2023

Vesto® é o novo dispositivo vascular brasileiro

Que ajudará a tratar as doenças que acometem as artérias periféricas. Alcançando o equilíbrio entre alta flexibilidade e radiopacidade, o stent para território periférico, produzido no Brasil, se torna mais um aliado para tratamentos vasculares.

A doença Arterial Periférica (DAP) acomete as artérias responsáveis por irrigar os membros superiores e inferiores, causando obstrução e redução do fluxo sanguíneo e afeta mais de 230 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, entre 2010 e 2020, houveram 83.218 internações de pacientes com DAP para realizar revascularização em caráter de urgência³ e em 67,45% dos casos foi realizada cirurgia endovascular. Nesta modalidade de cirurgia, o stent vascular é um dos dispositivos utilizados e nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) observou um aumento rápido e progressivo na utilização desse dispositivo. O stent vascular, responsável por reestabelecer o fluxo de sangue, depende de inovações constantes para o seu aperfeiçoamento e agora esta categoria de produto ganha mais um aliado: o Stent Vascular – Endoprótese Vesto®, desenvolvido pela Braile Biomédica.

—O Vesto® é fruto de sete anos de estudos, que envolveu uma soma de forças até o desenvolvimento desse stent de altíssima tecnologia, que vai ajudar milhões de pessoas não só no Brasil como no mundo todo, especialmente no tratamento da doença vascular, que é muito frequente e faz parte do envelhecimento da população em geral— explica o Dr. Fábio Cypreste, especialista em Cirurgia Vascular e responsável, junto do time de engenharia da companhia, pelo desenvolvimento do produto. Ele destaca que a produção é 100% brasileira e o novo produto, que já teve os seus primeiros implantes em humanos realizados, também deve ser disponibilizado no SUS, o que deve beneficiar a maioria da população do país.

O lançamento do Vesto® incrementa tecnologicamente a categoria de produtos médico-cirúrgicos-hospitalares produzidos no Brasil e tem como objetivo beneficiar um incontável número de pessoas. —A evolução constante de produtos para a saúde tem como propósito salvar vidas e garantir a longevidade com qualidade de vida para os pacientes. Sabemos que cada pessoa é única e merece uma abordagem personalizada, com cuidado e atenção em todos os aspectos do tratamento. Por isso o compromisso da Braile em oferecer um produto capaz de maximizar a obtenção de bons resultados que nos incentivam a continuar comprometidos com a saúde de todos— explica João Paulo Marini, gerente de Marketing e Vendas.

Vesto® —Com mais de 45 anos de pioneirismo em inovação de produtos cardiovasculares, a Braile Biomédica foca no desenvolvimento de dispositivos com produção 100% nacional para o mercado médico-cirúrgico-hospitalar. Com o lançamento do Vesto®, a empresa assume uma importante contribuição para o cenário do tratamento invasivo das doenças arteriais periféricas como oclusões, estenoses, dissecções e aneurismas.

—A Braile, em sua missão de melhorar a saúde e a longevidade dos pacientes, desenvolveu um novo stent vascular periférico recoberto visando atingir esses objetivos. A Braile precisava de um dispositivo médico endovascular que fosse muito maleável, que acessasse as tortuosidades do organismo; que fosse muito radiopaco, ou seja, que o cirurgião pudesse ver exatamente onde ele começa e termina, durante a cirurgia; e que estivesse dentro das normas internacionais—conta o médico especialista. A partir de então, o Dr. Fabio Cypreste contribuiu com a referência médica para a equipe de desenvolvimento e engenharia fazerem o desenho do protótipo do stent.

Depois de criado, chegou o momento de testá-lo no laboratório e na prática: —Nós fizemos os testes físicos, de mecanismo e as simulações de engenharia. A simulação vê a atuação do Vesto® na circulação sanguínea durante uma década, quando, em dez dias, são simulados dez anos de batimentos cardíacos e é avaliado o desempenho. Essa foi, inclusive, a minha dissertação de mestrado —revela. —Na segunda etapa, feita em animais, nós pudemos ver na prática como era a navegação e a visibilidade do dispositivo, num processo feito num dos maiores laboratórios nacionais de testes em vivos, que é da Braile—.

—O novo produto vascular representa uma solução de alta inovação científica na luta contra problemas arteriais periféricos, com potencial de impactar o setor hospitalar e ganhar protagonismo nos tratamentos feitos atualmente —destaca Ana Luiza Pozzetti, coordenadora de Marketing de Produto e Treinamento Clínico da empresa. A doença arterial periférica (DAP) afeta quase 12% da população mundial, sendo 20% desses indivíduos com idade superior a 65 anos.

O Vesto® é um dispositivo indicado para implante permanente no sistema arterial periférico através do tratamento endovascular. Possui uma estrutura metálica de nitinol auto expansível recoberta por tecido de politetrafluoroetileno (PTFE) e sistema de entrega altamente flexível e hidrofílico, que tem por funções a navegação, o posicionamento e a liberação do stent. Suas principais características são: flexibilidade e radiopacidade, o que possibilita um implante preciso e seguro.

A importância dos produtos com inovação tecnológica — Uma radiopacidade alta representa melhor visualização e posicionamento adequado durante a cirurgia, favorecendo até mesmo o acompanhamento pós-implantação. Já o mecanismo pullback permite a liberação do stent de forma simples e segura. Por ser hidrofílico, o sistema de entrega possui afinidade com a água, o que facilita a navegação por reduzir o atrito com a parede das artérias. Já a sua válvula hemostática impede o vazamento sanguíneo durante o procedimento cirúrgico.

—O lançamento do Vesto® representa modernidade e coloca a nossa experiência à disposição dos profissionais da cirurgia vascular. Além disso, demonstra o quanto a empresa está preocupada em estar inserida nas inovações de soluções médicas que sejam seguras, tecnológicas e de alta qualidade para salvar vidas, já que esse é o propósito da nossa existência— finaliza João Paulo Marini, gerente de Marketing e Vendas.

Braile Biomédica — Fundada em 1977, pelo cirurgião cardiovascular Domingo Braile, a Braile Biomédica é pioneira no desenvolvimento de válvulas biológicas cardíacas e enxertos de pericárdio bovino, inovação que fez com que o Brasil entrasse no ranking de cirurgias cardíacas entre as primeiras posições. Desde sua criação, se tornou um avançado polo fabricante de produtos médico-cirúrgico-hospitalares, único com tecnologia 100% brasileira, focado em viabilizar a cirurgia cardíaca e vascular para toda a população. Tem como missão desenvolver tecnologias inovadoras que reduzam o custo global da saúde e sejam acessíveis a população com a finalidade maior de cuidar das pessoas. | www.braile.com.br