loyalty-campeao

01/08/2023

Loyalty é o inédito campeão da Classe C30 na Semana de Vela de Ilhabela

Barco com sedes em Porto Alegre e Rio de Janeiro venceu a regata deste sábado e superou o vice-campeão Tonka, de Ilhabela, por apenas um ponto.

O Loyalty conquistou a Classe C30 na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, competição histórica, marcada pelo jubileu de ouro e pelo recorde de oito barcos da C30, maior flotilha one design entre os 130 inscritos. A decisão do campeonato foi repleta de emoção. O título inédito do Loyalty veio apenas na última das oito regatas, no último contravento, e a tripulação do comandante Alexandre Leal contou ainda com o sexto lugar do Tonka, que liderava a competição.

A pontuação confirma o equilíbrio da Classe C30. O campeão Loyalty, com sedes em Porto Alegre e Rio de Janeiro, somou 18 pontos perdidos, contra 19 do vice Tonka, de Ilhabela, e 20 do terceiro colocado Katana Portobello, de Florianópolis. Na competitividade da classe, prevaleceu a alternância de bons e maus resultados entre as oito tripulações.

Na dificuldade para montar a raia com boias, devido ao vento rondado, a Comissão de Regatas optou por uma prova de percurso com cerca de 12 milhas (20 km) no rumo sul de Ilhabela, sob garoa e temperatura de 19ºC. Depois de firmar, o vento sudoeste chegou aos 15 nós (25 km/h). A linha de largada foi montada próxima ao porto de São Sebastião e os barcos partiram no través, em direção ao Farolete 4, próximo à Ponta da Sela, extremo sul de Ilhabela.

O Loyalty ganhou duas regatas ao longo da semana e manteve a regularidade nas demais, descartando uma oitava colocação. —Foi um campeonato muito disputado, em que tivemos como estratégia nos manter entre os ponteiros. A condição de vento fraco ou médio, com ondas, é muito difícil para nós. Andamos melhor no vento mais forte, conforme aconteceu na última regata. Largamos bem e mantivemos o barco rápidoã avaliou o comandante do Loyalty, Alexandre Leal.

—No final da regata, em popa, demos o bordo certo rumo à Ilhabela, o que nos favoreceu. Abrimos em relação aos concorrentes e chegamos em primeiro lugar. Fomos justamente premiados com o campeonato, que já vínhamos perseguindo há alguns anos. É uma satisfação, porque o time mereceu. Tivemos momentos difíceis, mas mantivemos a calma e buscamos o título na última regata— comemorou Leal.

O vice-campeão Tonka, de Ilhabela, teve como tático o velejador olímpico Alexandre Paradeda. —Foi um campeonato bem parelho, decidido na última regata e por apenas um ponto. O comandante (Demian Pons) está bem feliz por ser a estreia da tripulação na classe. Brigamos até o final pelo título, perdemos no último popa, mas vamos seguir trabalhando e treinando para o próximo campeonato —afirmou Paradeda.

A próxima competição para a Classe C30 será a 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, a penúltima da temporada, a partir de 23 de outubro em Ilhabela. A liderança é do Caiçara KAT Technologies, vencedor da 1ª Etapa. O Tonka, vencedor da 2ª Etapa é o vice-líder.

Classificação da C30 na Semana de Vela após 8 regatas (1 descarte): 1 – Loyalty – Alexandre Leal – VDS / ICRJ: 2+3+2+1+4+(8)+5+1 = 18 pp | 2 – Tonka – Demian Pons – YCI: (6)+1+1+4+1+5+1+6 = 19 pp | 3 – Katana Portobello – C. Gomes Neto – ICSC: 4+2+3+(8)+3+3+3+2 = 20 pp | 4 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC: 3+5+4+2+2+2+(6)+5 = 23 pp | 5 – Kaikias EMS – D. Hilsdorf e F. Aurichio – GVI: 5+4+6+3+6+1+2+(7) = 27 pp | 6 – Caiçara KAT Technologies – Marcos Cesar – PIC: (7)+7+7+5+5+6+4+4 = 38 pp | 7 – Kairós – Alessandro Penido – GVI: 1+(8)+5+7+7+7+7+8 = 42 pp | 8 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS: (9)+6+8+6+8+4+8+3 = 43 pp. | APJ