Mulheres representam apenas um terço das CNHs ativas no Brasil; campanha cocriada entre WMcCann e a escritora inventiva elas a dirigir. Ação de financiamento coletivo irá arrecadar fundos para financiar habilitação de mulheres; primeiro aporte será da Chevrolet, que doará R$ 1 milhão.
Djamila Ribeiro é filósofa, escritora, mulher, negra, mãe e uma das mais importantes vozes na luta antirracista e feminista no Brasil. Mas, apesar de ter 43 anos e ser dona do seu próprio caminho, Djamila está entre as mais de 57 milhões de mulheres que não possuem Carteira Nacional de Habilitação. Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), apenas 35% das CNHs ativas no país pertencem ao sexo feminino. Os dados reforçam o cenário de desigualdade no trânsito, temática que a Chevrolet, por meio da plataforma de comunicação do Tracker, vem destacando em sua comunicação ao longo dos últimos anos.
A marca traz, desde a campanha com a Paola Carosella, em 2021, uma abordagem disruptiva na indústria, empoderando mulheres. Agora, dá um próximo passo, em um projeto inédito com Djamila para inspirar mulheres a tirarem a CNH, a partir de sua história de vida: a escritora, devida a várias urgências em sua trajetória, ainda não é habilitada e, mesmo após os 40 anos, decidiu começar a dirigir.
“Sabemos que a CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Por isso, estamos dando mais um passo importante no trabalho que estamos fazendo com a marca Tracker. Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing GM América do Sul.
O planejamento contou com a Plano Feminino, consultoria de gênero e diversidade que atende marcas com o objetivo de construir diálogos que engajam, geram identificação e representatividade, sem objetificação e estereótipos, e traz o mote “Para quem dirige a própria vida”. A campanha contará com filme nacional estrelado por Djamila e Marcos Mion, embaixador da marca, uma websérie onde Djamila mostrará o passo a passo de tirar a CNH, além de um grupo de influenciadoras que também irá incentivar mulheres a fazerem o mesmo.
“Ter nosso time de criação cocriando com a Djamila Ribeiro permitiu que chegássemos a uma narrativa muito mais verdadeira e potente. Muito mais que uma campanha, estamos iniciando um movimento que parte da Chevrolet em prol da sociedade”, destaca Talita Cardozo, diretora de criação da WMcCann.
Construindo um trânsito mais igualitário com ações práticas —Mais do que uma campanha, a Chevrolet anuncia que irá apoiar uma ação de financiamento coletivo junto a ONG Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino, que conecta meninas de periferias e as capacita profissionalmente. A iniciativa busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar sua habilitação. Inicialmente, a Chevrolet irá aportar R$ 1 milhão e está convidando empresas e pessoas a contribuir, fazendo parte também deste movimento através do endereço: https://voaa.me/elas-direção | https://youtu.be/wubQ4ZE9EYA
Agência: Commonwealth//WmcCann | Cliente: Chevrolet | Produto: Chevrolet Tracker RS | Nome da campanha: Mulheres que dirigem a própria vida | Time do Cliente: Chris Rego, Renan Tavares, Federico Wassermann, Diana Reynoso Avellaneda, Felipe Silva e Pamela Mourão | CEO: André França | CCO: Hugo Rodrigues | VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff | Direção de criação: Talita Cardozo e Fernando Pentead | Criação: Priscila Bensadon, Monique Anholeti, Edilene Santos e Vitória Oliveir | COO & CSO: Renata Bokel | Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss, Giovanna Martinez e Everton Reis
Consultoria de Gênero e Curadoria: Plano Feminino | Vivi Duarte – CEO e Diretora Geral | Melina Oliveira – Gerente de Estratégia e Impacto | Head de conteúdo: Patricia Colombo | Conteúdo: Monikhe Menezes, Karla Oliveira, Kimberly Dailher e Jennifer Marinho | Diretora de Grupo de Negócios: Giovanna Tucc | Atendimento: Joana Campanelli, Carolina Anton, Gabriel Penedo, Paloma Vieira e Gabriel Marafiotti | VP de Mídia: Andreia Abud | Mídia: Guilherme Silva, Stephanye Canada, Kesia Santos, Giulia Bacelar e Camila Pereira | BI: Felipe Borges, Fabio Oliveira, Marcela Quintiliano, Bruna Carvalho e Eduardo Faustino | Diretora de Produção: Camila Naito | Produção Integrada: Monica Andrade, Giovanna Cioca, Mariana Resende, Pedro Cerqueira, Karol Oliveira, Lorena Latorre, Paula Buttler | Produtora do filme: O2 | Diretor: Ale Pellegrino | Diretor de Fotografia: Fernando Bertolucci | Pós-produção: O2 Pós | Produtora de Som: Cabaret | Produção Musical: Naná Rizinni | Compositora: Naná Rizinni | Finalização: Letícia Medeiros | Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli e Bárbara Russiano | Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello | Foto Mion e Djamila Ribeiro: Pedro Dimitrow | Bussiness: Viviane Arnaldi | Coordenação: Adriana Rocha | Assistente: Dennison Sabino | Assistente: Fábio Xavier | Assistente: Pedro Saad | Agenciamento Djamila Ribeiro: Casé Fala | Maquiagem Djamila Ribeiro: Aline Zalenka | Cabelo Djamila Ribeiro: Jaqueline Santos Gualberto | Stylist Djamila Ribeiro: Paulo Zelenka | Stylist Marcos Mion: Helô Fillippo | Maquiagem e Cabelo Marcos Mion: Lavoisier | Projetos: Deborah Peixoto | Relações Públicas: Beatriz Matarazzo, Kerena Neves, Giulia Camargo, Pamela Forti, Bruna Marconi.