sudeste-asiatico

26/07/2023

ApexBrasil, Correios e Shopee se unem para levar produtos brasileiros ao Sudeste Asiático

Por meio do comércio digital. O Memorando de Entendimento (MoU) entre as partes será assinado dia 26 de julho(quarta-feira), durante a 4ª edição do E-xport Meeting, em São Paulo. Acordo prevê projeto piloto crossborder para apoiar empresas que desejam exportar para Singapura por meio do e-commerce.

A partir da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, passarão a atuar conjuntamente para ampliar e promover as vendas brasileiras para o Sudeste Asiático, começando por Singapura.

Entre as ações previstas no acordo está a realização de webinars de sensibilização e treinamento para as empresas sobre marketplaces internacionais, apoio para operação estratégica e adequada na plataforma Shopee, além de assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição por meio do Exporta Fácil. A assinatura do Memorando vai ocorrer durante a 4ª edição do E-xport Meeting, tradicional encontro realizado pela ApexBrasil voltado para a internacionalização das empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico internacional.

Também no âmbito da parceria, as instituições realizarão um projeto -piloto crossborder, envolvendo empresas brasileiras que queiram exportar para Singapura. Inicialmente, serão selecionadas até dez empresas com potencial exportador e interessadas em atuar nesse mercado para dar início ao processo de exportação já no segundo semestre de 2023. Ao longo do processo, o projeto irá então mapear as principais dificuldades na comercialização de produtos brasileiros na região, bem como identificar as melhores oportunidades de atuação do Brasil em Singapura por meio do e-commerce. A partir disso, será estruturado então um projeto robusto de atuação conjunta que possa facilitar o acesso das mercadorias brasileiras naquele país, e, assim, ampliar o número de empresas atendidas, bem como diversificar os mercados.

— É muito importante trabalhar uma melhor inserção do Brasil no e-commerce mundial, inclusive no Sudeste Asiático, tendo em vista o potencial de crescimento que esse mercado vem apresentando nos últimos anos. Com essa união de esforços dos Correios, que já é nosso parceiro em outros acordos, e da Shopee, que é a maior empresa de comércio eletrônico naquela região, sem dúvida damos um grande passo para consolidar nossa presença na Ásia —afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, reforça que o acordo de colaboração vai ao encontro do objetivo estratégico da Agência de ampliar a qualificação das empresas brasileiras e sua competitividade para inseri-las no mercado internacional e aumentar a presença do país no exterior. —O e-commerce é um mercado em expansão e repleto de oportunidades. A ApexBrasil vem trabalhando em parceria com os principais stakeholders no Brasil e no exterior e firmando acordos de cooperação com diversas plataformas para promover as vendas brasileiras por esse meio em diferentes mercados. Agora, com mais essa parceria tão importante, chegaremos ao Sudeste Asiático —conclui Furtado.

Correios e ApexBrasil — Os Correios e a ApexBrasil já foram signatários de Protocolo de Intenções e Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmados entre as partes em 2013. Ao longo dos anos, as duas instituições mantiveram um relacionamento de colaboração e, no final do ano passado, formalizaram um Memorando de Entendimentos (MoU) prevendo esforços de ambas as partes no apoio às empresas brasileiras que desejam exportar. Desde então, as instituições estão comprometidas a discutir juntas projetos que tenham como foco a capacitação de empresas brasileiras e a promoção das exportações tanto de modo tradicional como por comércio eletrônico.

— A parceria irá abrir novos horizontes às exportações de micro e pequenas empresas ao mercado do sudeste asiático e, por meio dos Correios, podemos dar apoio a esses empresários, facilitando as conexões. Além disso, esta parceria propiciará o desenvolvimento de outras soluções inovadoras, ainda mais sintonizadas com as tendências do e-commerce crossborder, em constante evolução. Porque, afinal, é isso que os Correios têm entregado ao longo dos seus 360 anos de existência: serviços e produtos alinhados com as necessidades da sociedade — assegura o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Shopee e ApexBrasil — Com operação no Brasil desde 2019, a empresa possui mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, entre micro, pequenas e médias empresas, assim como grandes marcas. Mais de 85% das vendas realizadas no marketplace são de lojas locais e nove entre cada dez pedidos são de empreendedores com CNPJ.

Desde que abriu a plataforma para empreendedores locais em 2020, a Shopee tem atraído negócios de todas as regiões do Brasil pelos benefícios oferecidos. A empresa tem um forte compromisso em fomentar o empreendedorismo local, conectando vendedores à milhões de usuários e oferecendo diversas ferramentas para que possam alavancar suas vendas e, assim, crescerem seus negócios.

— Temos diversos casos de sucesso de vendedores que começaram a empreender com a gente e hoje empregam pessoas, mudaram suas vidas por meio da digitalização do seu negócio. A partir dessa parceria, iremos além, dando a oportunidade para que os empreendedores brasileiros possam expandir seus negócios internacionalmente —comenta Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.

Recentemente, a Shopee realizou uma pesquisa in-app com os lojistas brasileiros para entender o impacto da plataforma em seus negócios. O levantamento analisou respostas de empreendedores com produtos ativos em suas lojas. Mais de 50% dos participantes revelaram que a empresa teve alto ou médio impacto em suas vidas. Estima-se que o marketplace trouxe para o e-commerce mais de 500 mil vendedores que não vendiam online antes. Além disso, a atividade no comércio eletrônico foi apontada como a principal fonte de renda de três em cada dez lojistas, sendo a Shopee a principal plataforma na geração de receita de cerca de 35% dos respondentes.

Apesar do foco de trabalho da Shopee ser com empresas nacionais vendendo para seus próprios países, recentemente a plataforma iniciou um projeto piloto na Indonésia para que empresas desse país possam passar a exportar via plataforma. Desse modo, ao observar a execução de projetos semelhantes da ApexBrasil com outras plataformas de e-commerce, vislumbrou-se a realização do projeto piloto em prol dos negócios brasileiros que planejam se internacionalizar via comércio digital no Sudeste Asiático. Assim, desde maio deste ano, a parceria da Shopee com os Correios e a ApexBrasil vem sendo construída.

O Brasil e o Sudeste Asiático — A Ásia é o continente com a maior área e também a maior população do mundo. A região possui uma economia dinâmica e pujante e tem apresentado, nos últimos anos, algumas das maiores taxas de crescimento econômico e populacional no mundo. Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Myanmar, Laos e Camboja compõem atualmente a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), uma organização intergovernamental regional que promove a cooperação entre os países-membro e facilita a integração econômica, política, de segurança, militar, educacional e sociocultural entre eles e outros países da Ásia. A ASEAN é um parceiro-chave para a economia brasileira. Entre 2016 e 2021, o fluxo de comércio bilateral teve aumento de 91%, passando de USD 15,1 bilhões para USD 28,9 bilhões. No primeiro semestre de 2022, chegou a USD 16,6 bilhões, valor 21,3% superior ao registrado no mesmo período de 2021.

O E-Xport Meeting — Nos dias 25 a 27 de julho(segunda a quinta-feira), a ApexBrasil realizará a 4ª edição do E-xport Meeting – Encontro de E-commerce Internacional, no âmbito do Fórum E-commerce Brasil. O evento vai acontecer no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Painéis com os maiores especialistas da internacionalização via e-commerce farão parte da programação. A cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimentos da ApexBrasil com Correios e Shopee também fará parte da programação e está prevista para o dia 26 de julho, às 14h30, no Auditório da ApexBrasil no Fórum Ecommerce Brasil – Transamérica Expo Center – SP.

O Fórum E-commerce Brasil é o maior evento de e-commerce no país, tendo recebido mais de 200 expositores e 15 mil participantes em 2022. Nesta edição, a ApexBrasil pretende sensibilizar o público do evento sobre as oportunidades de inserção em mercados internacionais por meio do comércio eletrônico, contando para isso com espaço de conteúdo complementar aos palcos principais.

Shopee — A Shopee é uma plataforma global de comércio eletrônico que conecta consumidores, marcas e vendedores, tornando a compra e a venda acessíveis em uma experiência fácil, segura e divertida. Além disso, o marketplace oferece uma ampla variedade de produtos, pagamentos e logística integrados entre outras facilidades para seus usuários. Lançada pela primeira vez no Sudeste Asiático e em Taiwan em 2015, a Shopee iniciou suas operações no Brasil em 2019 com equipe local e escritórios na cidade de São Paulo com o compromisso de ajudar marcas e empreendedores brasileiros a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia digital da região. A empresa faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.

Correios — Os Correios são líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional. É uma empresa pública moderna, com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções acessíveis, confiáveis e competitivas. Presente em 100% dos municípios do País, a estatal realiza a importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional, por meio da maior infraestrutura logística do Brasil: uma rede de atendimento de mais de dez mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados. O Exporta Fácil Correios é um conjunto de serviços que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples.

ApexBrasil — A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.